Podcasts corporativos: como (e por que) você deve usar podcasts privados para funcionários
Os podcasts alcançaram o maior nível de popularidade de todos os tempos. E, agora, existem mais de um milhão de podcasts ativos no Apple podcasts.
No entanto, embora você seja um fã de podcast, pode não ocorrer a você como isso pode estar relacionado ao desenvolvimento e suporte de seus funcionários. Ainda assim, vimos um crescimento tremendo em podcasts corporativos, especialmente podcasts privados para funcionários. Há muitos motivos pelos quais os podcasts privados para comunicações internas, treinamento e desenvolvimento de liderança são similares ao crescimento dos demais podcasts.
Então, como as organizações podem se beneficiar do podcast interno? Qual é o papel dos podcasts privados no desenvolvimento dos funcionários? Onde começar? E como você pode usar os podcasts corporativos para os funcionários de forma mais eficaz?

Benefícios dos Podcasts Corporativos: Podcasts Privados para Comunicação, Desenvolvimento e Treinamento de Funcionários
Eficiência
Os podcasts são fáceis de consumir a qualquer hora e em qualquer lugar. Os podcasts corporativos podem permitir que os funcionários usem o tempo de forma mais eficaz, sempre tendo várias oportunidades de aprendizagem à mão. Como os podcasts podem ser relativamente fáceis de produzir, as empresas podem ser ágeis com atualizações oportunas e manter todos conectados.
Eficácia
A voz é uma ferramenta poderosa para melhorar a compreensão e criar ressonância emocional. Extraindo dados de estudos de publicidade de podcast, vemos alta retenção e ação resultante do que as pessoas ouvem em podcasts. Ao combinar podcasts corporativos com outras ferramentas e recursos de aprendizagem, as organizações realmente começam a ver melhores resultados.
Apelo aos funcionários = Maior engajamento
O áudio é uma forma íntima de comunicação. Os podcasts podem usar princípios de narrativa e conversas para realmente alcançar e prender a atenção do ouvinte. Todos nós conhecemos a sensação de ter os olhos cansados ao olhar para as telas o dia todo. Ouvir um podcast corporativo pode dar um descanso aos nossos olhos enquanto o nosso cérebro absorve o conhecimento.
Trabalhamos com muitas empresas que optaram por podcasts privados devido aos hábitos de escuta da própria equipe ou ao feedback dos funcionários. Como o formato já tem amplo apelo, ele automaticamente oferece potencial para um melhor engajamento. Conseqüentemente, nossos clientes relatam altos níveis de envolvimento dos funcionários com seus podcasts e muitos mudaram seus treinamentos e comunicações internas para podcasts privados.
Acessibilidade
Os podcasts podem ser consumidos sob demanda e em trânsito. Os funcionários obtêm o conteúdo de que precisam na ponta dos dedos, por isso está sempre disponível quando precisam e se ajusta à sua rotina. Obviamente, os podcasts podem ser uma ótima opção para equipes remotas , sejam elas distribuídas ao redor do mundo ou trabalhando em casa. Se os funcionários passam muito tempo em trânsito, os podcasts corporativos são essenciais para sua organização.
Como as empresas estão usando podcasts privados?
Você pode usar podcasts corporativos para:
- Capacitação de vendas
- Onboarding
- Microlearning
- Atualizações de CEO ou bate-papos de liderança
- Atualizações de equipe, produto ou serviço
- Entrevistas / histórias de funcionários ou clientes
- Dramatizações
- Desenvolvimento de liderança
- Histórias de líderes ou departamentos diferentes, para dar aos funcionários uma noção da organização como um todo, justificativa para decisões, direção da empresa, etc.
- Atualizações just-in-time para indústrias em ritmo acelerado
- Preparação para uma sessão de treinamento, reforço / peça complementar para um curso de eLearning ou treinamento presencial
- Conhecimento da indústria / assunto: entrevistas com especialistas na área (internos e externos, parceiros, fornecedores, etc.), palestras semelhantes a TED em áreas-chave
- Reaproveitar o conteúdo existente / replays de reuniões, webinars, etc. (ou pegar peças selecionadas para reforçar os principais aprendizados ou destilar informações para referência futura)
- Em quase todas as formas concebíveis, se fizer sentido e servir a um propósito (também, observe que os podcasts podem ser tanto de áudio quanto de vídeo)
Casos de Uso
Treinamento de vendas de tecnologia sob demanda
A VMware cria podcasts para permitir que os funcionários que são distribuídos e frequentemente viajam ouçam informações vitais de treinamento e atualizações técnicas em sua programação. Eles descobriram que sua intranet e outras ferramentas de comunicação não tinham uma boa experiência de reprodução offline. Agora, com seus podcasts corporativos, “todo mundo carrega alguns podcasts para ter disponíveis para sua viagem de avião” ou onde quer que estejam.
Após um podcast piloto inicial bem-sucedido, a VMware agora executa mais de 10 canais de podcast cobrindo um certo intervalo de necessidades segmentadas. Os episódios são aproximadamente 60% de comunicação e desenvolvimento, 40% de treinamento obrigatório.
Colocando as pessoas em primeiro lugar: o poder dos podcasts corporativos para histórias de funcionários
Você tem uma ideia imediata da cultura da empresa quando acessa o site do Slalom . Eles sabiam que os podcasts seriam o meio perfeito para transmitir histórias de sucesso e levar adiante a cultura que prioriza as pessoas.
“Estávamos procurando uma forma de conectar todas as nossas equipes, compartilhar nossas histórias, nosso impacto, em nossas próprias vozes (que é o nosso slogan, aliás!). Mas, no final das contas, queríamos conectar nosso pessoal e compartilhar nosso conhecimento. Mas a questão toda é que queríamos que fosse pessoal ”, compartilha Vimal Parker.
A equipe do Slalom está produzindo vários podcasts que abrangem estratégia e cultura, eficácia organizacional, envolvimento do cliente e histórias de experiência, 2-3 minutos “vitórias para saber” e histórias de tecnologia focadas em áreas-chave para hoje e para o futuro. Seu aplicativo de podcasting (um aplicativo de marca branca criado pela Podbean) é chamado Slalom OnAir. Eles observaram um crescimento tremendo com seus podcasts privados. Isso também se tornou uma de suas melhores ferramentas de integração.
Dramatizações na ponta dos dedos
Várias empresas com as quais trabalhamos criam podcasts de dramatização para vendas ou suporte ao cliente. São ideais para ouvir, modelar e obter ideias de como lidar com diferentes cenários e objeções de clientes. O que tem sido especialmente útil é que os funcionários podem ouvi-los novamente para continuar a aprimorá-los ou referenciá-los quando estiverem enfrentando dificuldades. Os podcasts são ideais para treinar e melhorar o que são principalmente interações verbais.
Vemos isso sendo feito de algumas maneiras diferentes. Uma é que a equipe de aprendizagem cria encenações totalmente roteirizadas e as representa ou recruta diferentes funcionários para desempenhar as funções. Outra é registrar os treinamentos nos quais a dramatização de papéis é realizada. Os gerentes ou membros da equipe podem registrar dramatizações em torno de situações específicas que estão encontrando. Eles podem ser editados, se necessário, e depois lançados como episódios de podcast para distribuição e reprodução.
Como criar podcasts corporativos de sucesso
O que você precisa para criar podcasts privados de sucesso para seus funcionários?
- Equipamento / Tecnologia: Isso pode ser tão simples quanto gravar de um telefone celular, mas na maioria das vezes você vai querer investir em (ou reaproveitar) um microfone e fones de ouvido e algum software de edição básico. Se você deseja obter algumas ideias rapidamente, o Podbean oferece “ Como gravar um podcast ”, que aborda o básico do microfone e edição, gravação remota e muito mais. Você também pode gravar uma chamada de Zoom e convertê-la em um episódio de podcast .
- Plataforma: uma plataforma de hospedagem de podcast projetada para podcasts corporativos como o Podbean Enterprise tem todos os recursos integrados de que você precisa para entregar podcasts privados de forma segura e conveniente para seus funcionários. Sugerimos fazer uma demonstração ou teste de qualquer plataforma que você está considerando. Tenha uma ideia da experiência do usuário e de quais ferramentas a plataforma oferece que podem economizar seu tempo. A segurança é uma consideração importante para conteúdo proprietário. Você também deseja oferecer uma experiência de usuário tranquila, semelhante aos hábitos de audição de podcast existentes dos funcionários. Descubra se a plataforma oferece integração SSO, um aplicativo atraente, ferramentas de colaboração e análises de escuta detalhadas.
- Plano de conteúdo: decida sobre o que serão seus podcasts corporativos e como você planeja atingir seus objetivos com eles. Isso pode significar delinear episódios para uma série piloto ou criar um calendário editorial para seus podcasts semanais do ano. Muitas vezes, isso fará parte de seu plano geral de conteúdo de desenvolvimento de funcionários, para que você possa determinar onde usar os podcasts estrategicamente.
- Plano de promoção / comunicação: não se esqueça de promover e criar entusiasmo em torno do (s) novo (s) podcast (s)! Aqui estão 15 dicas para ajudar .
Considerações para o sucesso
- Qual é o benefício para a empresa? Qual é o benefício para o funcionário?
- Quem precisa estar envolvido no planejamento e na tomada de decisões? Envolva os principais interessados desde o início. Envolva TI, compras e outros que possam precisar garantir que a tecnologia atenda a determinados critérios. Identifique os campeões de podcast na organização.
- Que formato (s) você usará? Os podcasts corporativos podem assumir o formato de entrevistas, conversas solo, histórias, dramatizações, microcasts (ou seja, microssensibilidades), uma discussão co-hospedada ou um “bate-papo” de CEO / líderes. Adapte o formato ao que você deseja transmitir. Lembre-se de que, em muitos casos, uma conversa ou a incorporação de mais de uma voz mantém as coisas envolventes. Uma pessoa pode falar pode funcionar, mas isso exige habilidade para fazer bem e deve ser altamente focado.
- Qual conteúdo? Isso será baseado em seus objetivos. Não se esqueça de que pode haver oportunidades para redirecionar o conteúdo ou usar o conteúdo para reforçar / conectar-se a outras modalidades de aprendizagem.
- O formato e o conteúdo também determinam decisões como a frequência com que você publica episódios e sua duração. Um ditado comum em podcasting é que um podcast deve ser “tão longo quanto necessário e não um segundo a mais”. Para podcasts corporativos, descobrimos que manter os podcasts digeríveis funciona melhor. Algumas empresas adaptam seus episódios para caber no tempo normal de deslocamento de um funcionário. Um podcast contínuo pode ser lançado de forma consistente, como uma atualização semanal da equipe que os funcionários esperam. Mas os podcasts também funcionam bem para lançar uma série inteira sobre um tópico. Como você pode ver, não existe uma maneira única de fazer podcast. É tudo uma questão de fazer funcionar para a necessidade.
- Quem vai lidar com o quê? Veja as funções e responsabilidades e como usar os pontos fortes internos para produzir o melhor podcast com mais eficiência. Por exemplo, quem criará o plano de conteúdo? Achamos que isso é mais frequentemente feito de forma colaborativa, pela equipe de aprendizagem ou por um grupo do departamento específico em que o podcast se concentra ou executivos (ou uma combinação). Outras funções incluirão o agendamento de entrevistas, gravação, edição quando necessário, envio de conteúdo e promoção. Um bom anfitrião ou alguém com fortes habilidades de entrevista pode fazer uma grande diferença para tornar o conteúdo envolvente. Existem muitos recursos para ajudar a desenvolver essas habilidades e nossa equipe da Podbean tem o prazer de indicar a direção certa.
- Entenda como rastrear os resultados do podcast e medir o ROI . O que você deseja medir para determinar como seu podcast está atingindo seus objetivos? Quando e como você rastreará o sucesso? Também é importante entender um pouco sobre a análise de podcast e quaisquer percepções especiais que sua plataforma de podcasting possa oferecer (como o Podbean's User Engagement Intel ).
Superando Desafios
Começando
O primeiro obstáculo é apenas começar. Pode ser opressor decidir o formato, descobrir como gravar e editar e se acertar em detalhes como uma plataforma e distribuição de podcasts aos funcionários. Confira este guia para todas as noções básicas sobre como iniciar um podcast . Você pode acreditar que este é um projeto que vale a pena, mas luta para conseguir a adesão de outras pessoas. Além de envolver as partes interessadas desde o início e poder apresentar os benefícios, sugerimos um programa piloto. É uma das melhores maneiras de demonstrar o valor dos podcasts corporativos sem um grande compromisso.
Você pode ter muito conhecimento e talento necessários para criar podcasts já dentro de sua organização. Por exemplo, se você tem uma equipe de A / V ou funcionários que produzem conteúdo multimídia, eles geralmente possuem as habilidades de edição necessárias. Além disso, você pode considerar a terceirização. Por exemplo, você pode contratar um produtor para editar ou até mesmo fazer o planejamento e a produção de serviço completo. Algumas empresas contratam locutores para hospedar seus podcasts corporativos ou gravar uma introdução. Deixe-nos saber se você precisa de referências para qualquer um desses serviços!
Mesmo que o conteúdo de seus podcasts privados possa ser bem diferente, sugerimos ouvir uma variedade de podcasts para ter ideias. Você pode usar alguns elementos emprestados, como uma introdução padrão e um final. Outro elemento que muitas pessoas gostam é incorporar uma pergunta padrão divertida ou um conjunto de perguntas em podcasts de entrevista. Ouvir ajudará você a ter uma ideia do que funciona e do que não funciona.
E se os funcionários não estiverem ouvindo?
Seus podcasts privados precisam de um plano de marketing interno. Como você está divulgando e criando entusiasmo? Como você está promovendo podcasts como parte de sua estratégia geral de comunicação? Os funcionários são mostrados como é simples obter o conteúdo e estar ciente do conteúdo disponível? Eles sabem por que o podcast será útil para eles e os economizará tempo?
Aqui estão alguns métodos que as empresas usaram para garantir que seus podcasts corporativos sejam promovidos e acessíveis aos funcionários:
Habilite notificações push nos dispositivos móveis de seus funcionários. Você também pode compartilhar podcasts privados através de e-mails internos com um link para o (s) episódio (s) de podcast. Aproveite as vantagens dos códigos QR digitalizáveis que levarão os funcionários direto ao último episódio de podcast. Além disso, o Podbean oferece players incorporáveis que você pode publicar em seu site de intranet. Você pode fazer listas de reprodução personalizadas para compartilhar conteúdo aplicável a certas situações.
Integre seu podcast ao fluxo de trabalho de seus funcionários e ao seu plano geral de desenvolvimento. Os podcasts funcionam bem para reforçar outras oportunidades de aprendizagem e vice-versa. Ofereça incentivos com base na audição e torne isso empolgante e fácil de compartilhar. Você pode usar recursos interativos como comentários de aplicativos, bem como integrar discussões sobre tópicos de podcast além da audição solo. Não tenha medo de se tornar criativo! Promova o boca a boca envolvendo os funcionários na criação de podcasts ou sendo entrevistados.
Considerações adicionais sobre o conteúdo, caso seus podcasts corporativos não estejam alcançando os resultados esperados:
- Como o podcast torna a vida profissional mais fácil para o funcionário ou fornece algo único?
- Nossos podcasts estão sendo segmentados para as equipes adequadas em nossa empresa?
- Quão concisa e focada é a entrega de conteúdo?
- Considere obter feedback dos funcionários que estão ouvindo. Pergunte o que eles precisam e como preferem que o conteúdo do podcast seja entregue.
- Observe as informações de envolvimento do ouvinte para analisar padrões e fazer ajustes. Talvez os ouvintes estejam pulando certos segmentos ou parando em um determinado momento. Isso pode dizer muito sobre como tornar o conteúdo mais atraente. Lembre-se de que você sempre pode criar mais conteúdo em torno de um tópico específico, portanto, episódios direcionados mais curtos podem levar a um envolvimento mais profundo com o podcast. Sempre se coloque “nos ouvidos” do ouvinte. Que conteúdo os ajudará? Como você pode usar a narrativa ou criar um fluxo para tornar o conteúdo interessante?
Seus funcionários provavelmente já gostam de podcasts e os usam para aprender. No entanto, esse é apenas um motivo para considerar podcasts privados. Eles oferecem benefícios exclusivos e podem resolver uma série de necessidades.
Artigo do podbean.com traduzido e adaptado pelo Bicho de goiaba
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