Como usar colaborações para aumentar o público do seu podcast
Texto de Colin Gray do thepodcasthost.com
Uma das minhas melhores táticas para aumentar o público do podcast surgiu praticamente por acidente. Conheci um cara chamado Paul Boag. Ele foi um dos primeiros podcasts que ouvi, por volta de 2005.
Acredite ou não, eu o encontrei porque os primeiros 5 episódios de seu podcast foram incluídos em um CD que foi capa da revista Web Designer! Que tal esse modelo a promoção da velha guarda…
Esse foi literalmente meu primeiro episódio de podcast: me estimulou a comprar meu primeiro mp3 player!

Seu programa, Boagworld, era sobre web design. Eu trabalhava muito como freelancer nessa área na época e adorei a química entre ele e Marcus, seu co-Host.
Enviei algumas mensagens para ele ao longo dos anos: coisas relevantes para seus episódios, como feedbacks ou simples agradecimentos. Acho que também nos conhecemos em um evento ao vivo e mantive contato, enviando algumas coisas úteis.
Paul mudou para um formato baseado em temporadas após seus primeiros 100 eps. E uma vez, quando ouvi um episódio final da temporada, tive uma ideia…
Mandei uma mensagem para ele:
"Paul, estou escrevendo uma série sobre Content Stacking para nosso site. Você gostaria de fazer uma série curta de áudio sobre o assunto para completar nas férias de verão?"
Claro, fiz um pequeno resumo do assunto e o que o tornou relevante para o público dele também.
A resposta?
"Claro! Parece muito útil e, de qualquer maneira, preenche uma lacuna na minha agenda."
Gravei 4 episódios e Paul os publicou em seu feed. Nos meses seguintes, adicionamos centenas de ouvintes ao nosso público do Podcraft, e ouvi muitas vezes que eles nos encontraram através do programa de Paul.
Tudo isso por causa de uma pequena colaboração
Como usar colaborações para aumentar o público do seu podcast
Primeiramente, as dúvidas:
- Você não precisa ter um grande público para fazer isso funcionar
- Além disso, você também não precisa levar anos para desenvolver o relacionamento, como eu fiz (embora ajude, e você pode tentar começar agora!)
- Você não precisa gastar horas criando algo novo
Então, quem pode fazer isso funcionar?
- Podcasters iniciantes podem chamar a atenção criando algo realmente valioso para outros podcasts.
- Podcasters em estágio inicial podem trocar conteúdo com outras pessoas para aumentar mutuamente o público do seu podcast
- Podcasters veteranos podem crescer exponencialmente começando a colaborar com outros programas altamente engajados e de longo prazo.
Como funciona?
Aqui estão 10 tipos de colaborações que você pode usar:
- Troca de episódios: troque um episódio com outro podcaster e reproduza no seu feed para se promoverem.
- Campanha de promoção cruzada de podcast: concordem em promover os podcasts uns dos outros em seus respectivos programas ao longo do tempo. Isso pode ser por meio de mensagens, recomendações ou reprodução dos trailers uns dos outros.
- Apresentação colaborativa de episódios: Faça parceria com um podcaster para co-apresentar um episódio. Esse esforço conjunto pode unir o melhor dos dois podcasts, atraindo fãs dos dois lados.
- Expanda o número 3 para uma transmissão ao vivo: Então, faça uma transmissão ao vivo ou webinar em plataformas como YouTube, Twitch ou Facebook. Pode ser uma sessão de perguntas e respostas, uma discussão sobre um tópico comum ou uma sessão divertida e interativa.
- Maior colaboração de conteúdo: crie uma minissérie, como fiz com Paul.
- Painel de discussão: Organize um painel de discussão com vários podcasters sobre um tópico de interesse mútuo. Concorde em co-promover ou divulgar nos feeds de todos.
- Criando uma rede de podcast: ingressar ou formar uma rede de podcasts pode ajudar na promoção cruzada e no aproveitamento dos pontos fortes uns dos outros.
- Participações de convidados: O clássico: participe de outros shows ou traga convidados para o seu. A chave aqui é ser o melhor entrevistador ou convidado com quem eles já trabalharam. Aqui está um artigo sobre isso.
- Episódio trailer: crie um episódio incluindo clipes de vários outros podcasters e concorde em co-promover ou reproduzir no feed de todos.
- Crie um bloco de "Melhores podcasts" em seu episódio: Compartilhe com seu ouvintes outros podcasts que eles possam gostar e incentive a co-promoção.
Vídeo para detalhes
Quer ver como funcionam, com alguns exemplos?
➕ Mais 4 táticas de colaboração que vão além do podcast apenas?
➕ 2 maneiras de usar colaborações para aumentar sua receita também!?
Fiz um vídeo completo sobre como aumentar o público do seu podcast, que você pode pular usando os capítulos para encontrar o que lhe agrada. (MUDE PARA LEGENDA PARA PORTUGUÊS)
Texto traduzido do thepodcasthost.com
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