Publicidade em podcasts: tendência para 2022
Não é de hoje que o mundo dos podcasts domina a rotina da população. É possível encontrar uma grande variedade de opções nas plataformas de streaming, desde notícias, política, entretenimento e até meditação guiada tem espaço nesse universo. Adicionar esse mundo de possibilidades ao isolamento social e a chance de se informar enquanto realiza outras atividades é a chave para ganhar espaço na mídia de forma simples. Mas será mesmo que funciona?
Bem, segundo dados da pesquisa "A influência da publicidade digital no universo dos podcast", realizada pelo IAB Brasil e Offerwise em 2021, 76% dos brasileiros ouviram podcast. Mas não basta apenas ouvir, cerca de 59% dos participantes afirmaram também lembrar de escutar anúncios nos episódios.
Os números altos podem ser justificados pelo tom descontraído apresentado na mídia. Indicando, assim, um potencial enorme a ser explorado pelas marcas que ainda não participam do segmento “Essa é uma das vantagens da mídia em podcasts para os anunciantes: além de sua capacidade de oferecer conteúdo para diversos públicos e interesses, ela é capaz de atrair uma audiência altamente engajada e receptiva à publicidade”, afirma Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.
A retomada das atividades de uma vida agitada pós pandemia é outro fator que favorece a popularidade dos podcasts. Afinal, dados da pesquisa apontam ainda que 53% da audiência ouve podcast enquanto realiza outras atividades do dia a dia e 30% ao se deslocar pelas cidades. São milhares de pessoas conectadas e consumindo conteúdo todos os dias.
O que esperar então para esse ano? Segundo Júlio Calil, diretor de contas da Offerwise, as oportunidades são as melhores possíveis. "À medida que os podcasts crescem em popularidade, a abertura para publicidade digital neste meio segue em progresso. É uma maneira inovadora e confortável para a audiência de promover o seu negócio”
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