Estaríamos mentindo para nós mesmos se não admitíssemos que existe um fascínio peculiar por entrevistas que dão errado. Basta uma rápida pesquisa no YouTube para encontrar um monte de “erros de entrevista” e “momentos constrangedores durante uma entrevista”. Por isso, hoje você descobrirá como preparar convidados para um podcast.
É até engraçado ver tudo se desenrolar quando você não está na berlinda. Mas quando você está como entrevistador, a história é totalmente diferente. Você rapidamente percebe que, embora alguns contratempos nas entrevistas estejam totalmente fora do seu controle, muitos podem ser evitados por meio de um elemento crucial: a preparação.
Preparar convidados para um podcast é a base de uma entrevista de sucesso. Isso melhora sua estrutura, controle e cria um roteiro claro dos principais tópicos e assuntos a serem explorados.
Nessa postagem aqui no blog do BDG, orientaremos você em cinco etapas essenciais para garantir que seus convidados estejam devidamente preparados e que sua entrevista de podcast seja inesquecível (pelos motivos certos).
P.S. Fique ligado até o final para saber como manter seus convidados engajados após a entrevista.
Não há nada pior para um convidado e ouvinte do que ouvir o início de um podcast e ficar claro que o apresentador (Host) não tem uma boa compreensão do convidado ou de sua experiência.
Por isso, antes da entrevista agendada para o podcast, é essencial conhecer o seu convidado e o seu trabalho. Isso significa realizar pesquisas completas sobre seus antecedentes, realizações e áreas de especialização para ver como isso se encaixa com a sua audiência.
Assim, como regra geral, os convidados pra o seu podcast devem:
Além da pesquisa independente, sugerimos que esta etapa seja colaborativa. Entre em contato com seu convidado com antecedência para saber se há algum tema ou promoção específica que ele gostaria de destacar durante a conversa ou em sua breve biografia.
E não tenha medo de contar suas próprias histórias com o convidado. Por exemplo: Como você os conheceu? Você tem alguma história peculiar sobre eles? Existe algo pessoal com o qual você pode se identificar? Os ouvintes (e convidados) adoram isso.
Envie ao seu convidado um breve e-mail explicando detalhes essenciais sobre o seu podcast, como formato, público típico, duração prevista da entrevista e como você planeja promover o episódio.
Dessa forma, você vai ajudar os convidados a se familiarizarem mais com quem você é, o que faz e quem é seu público, fazendo com que se sintam mais confortáveis durante a entrevista.
O agendamento pode parecer óbvio, mas pode rapidamente se tornar uma fonte de frustração se não for tratado de forma eficiente.
Para evitar contratempos de agendamento, considere usar um aplicativo de calendário, como o Google Calendar ou o Calendly , para agilizar o processo. Dessa forma, você pode facilmente coordenar com seu convidado a localização de um dia e horário adequados para a entrevista, garantindo que ambas as partes estejam alinhadas.
Depois de definir uma data e hora (tenha cuidado com os fusos horários!), envie ao seu convidado um link para adicionar ao calendário digital.
Este convite de calendário deve ter uma visão geral do podcast e sobre o que você estará conversando, quaisquer links de gravação relevantes para eles participarem e um link para as perguntas da entrevista (caso você as forneça com antecedência, o que nem sempre recomendamos).
Questões técnicas podem atrapalhar uma entrevista antes mesmo de ela começar, por isso é crucial fornecer ao seu convidado instruções detalhadas sobre os aspectos técnicos da gravação.
Se você estiver gravando remotamente, certifique-se de que seu convidado esteja em um espaço silencioso com boa acústica e possa fechar uma porta para ter privacidade, se necessário. Além disso, verifique a conexão com a Internet para garantir a compatibilidade com o seu software de gravação.
Se você não estiver usando um software de gravação remota que capture você e seu convidado, reúna informações sobre o equipamento de gravação e mostre como usá-lo de maneira eficaz.
Aqui está uma lista de verificação rápida para ajudá-lo a preparar sua configuração de gravação:
Ao dedicar alguns minutos a essas verificações, você pode resolver proativamente quaisquer problemas técnicos e garantir uma sessão de gravação de podcast tranquila. É um pequeno investimento de tempo que pode evitar possíveis interrupções e manter seu podcast no caminho certo.
Se você estiver trabalhando com Bicho de Goiaba , nada disso será sua responsabilidade, pois nós vamos acompanhar a gravação e garantir que o apresentador e seus convidados tenham o melhor som possível.
Embora o ruído de fundo seja muitas vezes inevitável, existem medidas que você pode incentivar seus convidados a seguirem com antecedência para minimizar as distrações.
Antes da entrevista, ajude seu convidado a criar um ambiente livre de distrações. Certifique-se de não ter outros compromissos ou tarefas durante o período da entrevista. Tranque a porta do escritório, silencie o telefone e cuide de animais de estimação para evitar interrupções.
Se você estiver gravando um vídeo, incentive seus convidados a se posicionarem diante de um fundo limpo em uma sala bem iluminada. Isso ajudará a manter o aspecto profissional do seu programa e a manter o foco do público no palestrante.
Na maior parte, o ruído de fundo poderá ser eliminado na pós-produção, mas ainda recomendamos tentar evitar qualquer ruído externo desnecessário.
Para ajudar seus convidados a se sentirem mais à vontade e melhor preparados, envie os tópicos da conversa do eposódio e alguns exemplos de perguntas pelo menos uma semana antes da gravação.
Embora essas perguntas não precisem ser tão aprofundadas quanto o roteiro do podcast , essas informações permitem que os convidados tenham tempo para organizar seus pensamentos e respostas. A razão pela qual dizemos alguns exemplos de perguntas em vez de todas as perguntas da entrevista é porque você deseja que a conversa seja o mais natural possível. Se você enviar todas as perguntas antes, corre o risco dos convidados memorizarem as respostas e parecerem robóticos.
Você também pode pedir a seus convidados histórias relacionadas, que você pode solicitar que compartilhem durante a entrevista.
Uma narrativa envolvente pode melhorar significativamente o conteúdo do seu podcast. Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao fazer perguntas:
Ao formular suas perguntas, sempre mantenha o público em primeiro plano. O que seus ouvintes achariam mais atraente na história ou nos insights do seu convidado?
Você pode até fazer crowdsourcing de algumas perguntas antes da gravação. Fique online e pergunte ao seu público o que eles gostariam de ouvir.
É essencial encontrar um equilíbrio entre perguntas sérias e alegres e lembrar que a forma como o seu convidado responde pode levar a conversa em direções inesperadas e emocionantes, por isso, esteja preparado para abandonar o seu roteiro e seguir o fluxo, se necessário.
Aqui está um resumo de como estruturar as perguntas da entrevista do podcast:
“Muitas vezes é uma boa ideia agendar uma ligação prévia com seu convidado antes de gravar a entrevista. Com isso; você pode estabelecer um relacionamento com seu convidado, descobrir tópicos que deseja aprofundar e nos quais talvez não tenha pensado e permitir que o convidado faça qualquer pergunta sobre seu podcast. Quando você e seu convidado se sentirem confortáveis e preparados para a entrevista, muitas vezes descobrirão que a conversa flui muito mais suavemente.”
Sarah Zandbergen, produtora da Quill Inc.
Preparar convidados para um podcast antes de uma entrevista é essencial para criar uma atmosfera acolhedora e confortável. Quando os convidados se sentem à vontade e ouvidos, é mais provável que eles se abram, compartilhem informações valiosas e tornem o episódio do seu podcast verdadeiramente envolvente.
Aqui estão algumas maneiras de conseguir isso:
Só porque sua entrevista terminou, não significa que sua conexão com o convidado deve terminar.
É altamente recomendável manter contato com seus convidados, por isso, no mínimo, você deve enviar a eles um e-mail de acompanhamento logo após a gravação, agradecendo e informando quanto tempo levará o processo de edição e, em seguida, outro e-mail após o lançamento do episódio com um midiakit incluindo:
Em vez de simplesmente incentivá-los a compartilhar o episódio com sua rede, torne o compartilhamento o mais fácil possível, fornecendo cópias e gráficos de mídia social específicos de. cada plataforma.
Seguindo essas etapas para preparar os convidados para um podcast, você não apenas aumentará as chances de ter uma entrevista envolvente e bem-sucedida, mas também construirá relacionamentos positivos com seus convidados.
Sua rede de convidados do podcast não apenas retornará para entrevistas futuras, mas também se tornará embaixadora da marca, compartilhando suas experiências positivas e ajudando seu podcast a crescer.
Especialista em Marketing de Conteúdo
Tianna Marinucci é especialista em criação de conteúdo e marketing digital. Ela se formou na Universidade McGill em 2021 e desde então trabalhou em diversos setores, desde design de interiores até tecnologia.
Depois de viajar por mais de 60 países e trabalhar em três, ela se inspira em diversas culturas e é motivada por experiências únicas.
Nas horas vagas, Tianna adora experimentar novas comidas, ir a shows e aprender mais sobre história e socioeconomia por meio de livros e podcasts.