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Podcast corporativo: 10 dicas para produzir

Com a crescente popularidade dos podcasts, mais e mais empresas estão começando a investir em podcast corporativo. Assim, as corporações percebem que os podcasts são uma tática importante quando se trata de estratégia de marketing de sua empresa, liderança de pensamento e intimidade com a marca.

No entanto, pode parecer assustador lançar um podcast corporativo quando você não tem as habilidades técnicas nem o tempo para produção. Entretanto, a boa notícia é que dar o primeiro passo pode ser muito simples (com a ajuda certa). 

Podcast corporativo

Em primeiro lugar, o que é exatamente a produção de podcast corporativo? Ela refere-se ao processo de montar um podcast e trazê-lo à vida em nome de uma marca. A princípio, existem três etapas principais envolvidas: pré-produção, produção e pós-produção. 

Antes de mais nada, de pegar seu equipamento de gravação, reserve um tempo para aprender sobre o processo de podcasting.

Este guia fornece nossas 10 principais dicas sobre o que pensar a partir de uma visão de produção de podcast corporativo, que não apenas tornará o processo mais fácil, mas muito mais divertido.

1. Plano em pré-produção 

A pré-produção envolve olhar para o seu podcast a partir de uma ótica holística. Portanto, nesta fase você vai: 

Definir seu objetivo 

Por que você está criando seu podcast? Qual é o objetivo final? Você precisa saber por que esse conteúdo deve existir. As empresas podem ter vários objetivos diferentes, incluindo:

  • Conhecimento
  • Construção de relacionamento
  • Geração de Leads

Quem você quer que escute seu podcast? Por que eles vão escolher seu conteúdo e que valor incremental ele vai agregar? Se você conseguir responder a essas perguntas, poderá personalizar seu conteúdo para atingir um público demográfico específico e, finalmente, converter ouvintes em clientes (se esse for um dos seus objetivos de negócios!).

Determinar orçamentos

Antes de dar os primeiros passos, certifique-se de definir um orçamento firme com sua equipe de liderança e mantenha um registro dos custos desde o início. Assim, um orçamento predeterminado permitirá que você forneça recursos e trabalhe adequadamente dentro dos parâmetros definidos. 

Escolha um anfitrião

Um host forte é fundamental para o sucesso do seu podcast corporativo. Por isso é importante escolher alguém que o ajude a capturar o tom e a voz certos e seja capaz de se conectar com o público. Você pode escolher alguém de dentro de sua organização que tenha conhecimento sobre o assunto, como o CEO ou fundador, ou também pode terceirizar o papel para um apresentador de TV profissional, ator ou alguém notável em seu nicho que possa ajudar a atrair ouvintes. Além disso, é fundamental que você tenha em mente a diversidade (para representação), carisma e experiência no assunto. 

Confira 5 boas práticas de como ser um bom host de podcast. Esse artigo pode ser útil pra você e para quem for o escolhido por sua empresa para apresentar o podcast corporativo.

Escolha o título do podcast corporativo e a arte da capa 

Certifique-se de que o título e a arte da capa sejam únicos, memoráveis ​​e falem com o tema geral do seu podcast. Frequentemente é o seu título ou capa que vão atrair novos ouvintes e os fazer voltar.  

Decidir sobre a duração

A duração do seu podcast dependerá do tipo de conteúdo que você está produzindo. Normalmente, a maioria dos podcasts varia de 30 minutos a 2 horas. Uma boa regra é mantê-lo em menos de 45 minutos se você quiser que as pessoas o escutem por completo.

Escolha sua estrutura e formato

Qual será o formato do seu podcast? Existem várias opções e algumas delas são:

  • Estilo de entrevista
  • Discussão Individual
  • Narrativa‍

2. Invista em Equipamentos de Qualidade  

O próximo passo crítico na produção de podcast é o equipamento. Dessa maneira, investir em um bom equipamento de podcast determinará a qualidade geral do seu conteúdo.

Microfone

Ao decidir obter um microfone, considere o espaço em que você vai gravar. Alguns microfones funcionam melhor bloqueando o ruído de fundo do que outros, tornando sua voz muito mais limpa.

Com microfones dinâmicos, como o RODE procaster, o padrão de captação de ruído se concentra na frente do microfone e menos na parte de trás, o que significa que está principalmente capturando apenas sua voz.

USB ou XLR?

Para a maioria dos podcasters com uma configuração simples, um microfone USB é muito mais fácil, pois você simplesmente conecta o microfone ao computador, abre um software de gravação e está pronto para as corridas!

Os microfones XLR são os mais duráveis, mas caros. Eles são um tipo diferente de microfone que tendem a produzir um som melhor, pois enviam um sinal mais balanceado que isola o ruído. Mas você não pode simplesmente conectar esses microfones ao seu computador. Você precisará investir mais em sua configuração, pois precisará de cabos XLR e possivelmente outro dispositivo de gravação. Se você quiser ser mais técnico e ver o podcasting como uma jornada de longo prazo, recomendamos investir em um microfone XLR.

Normalmente, recomendamos que os clientes comprem um microfone USB para suas gravações. 

Fones de ouvido

A próxima peça de equipamento em que você deseja investir é um sólido par de fones de ouvido. Fones de ouvido com cancelamento de ruído são definitivamente os melhores. Você pode usar fones de ouvido Bluetooth semelhantes aos AirPods ou apenas fones de ouvido comuns da Apple, mas eles tendem a permitir mais ruído - a menos que tenham cancelamento de ruído. 

Reúna todos os seus microfones, fones de ouvido, cabos, adaptadores e tudo o que for necessário para concluir a configuração do seu podcast. Certifique-se de que todos estejam carregados ou funcionando corretamente. Teste cada equipamento antes de usá-lo no dia da gravação do podcast.

3. Escolhendo o software de gravação certo

O melhor lugar para gravar um podcast é em um estúdio de gravação profissional. No entanto, esses estúdios podem ser caros, então a maioria dos podcasters grava em suas próprias casas ou em outros lugares que eles possam controlar. Se você pretende fazer o mesmo, precisará escolher um software de gravação para usar.

Riverside.fm é o melhor para evitar qualquer tipo de falha técnica, pois o áudio e o vídeo são gravados localmente, em vez de depender da qualidade da sua Internet. Riverside é definitivamente uma das opções mais caras para um software de gravação remota. Existem muitas opções por aí, mas preste atenção em como eles precificam seus pacotes e se eles oferecem ou não gravação de vídeo.

Quando os pacotes são baseados em horas, é fácil acabar mais rápido do que você imagina. E descobrimos que nossos clientes preferem ter algum tipo de opção de vídeo durante a gravação para que possam ver seu convidado ou co-anfitrião para que pareça uma discussão mais natural. Confira 14 softwares de gravação remota para testar.

Por fim, quando se trata de gravar seu podcast – embora possa parecer óbvio – certifique-se de encontrar um lugar tranquilo. É essencial certificar-se de que você pode controlar os níveis de ruído, como ecos, ruídos do tráfego e sons de fundo, como o ar condicionado ou o aquecedor. 

4. Não economize na qualidade do som  

A qualidade importa, especialmente para a produção de podcast corporativo. Com milhões de podcasts na Apple e no Spotify, há muitos podcasts para os ouvintes escolherem. Se o seu conteúdo se destacar por ter uma qualidade de áudio ruim, os ouvintes em potencial passarão para episódios e podcasts alternativos. 

A qualidade do som não vem apenas do seu equipamento (embora seja um fator enorme), mas também de como você grava. 

Você também precisa saber como falar em seu microfone. Sabemos que parece óbvio, mas você ficaria surpreso com o número de pessoas que fazem isso incorretamente. Certifique-se de informar-se sobre o microfone que você compra. Por exemplo, com o microfone Blue Yeti, algumas pessoas pensam que você deveria ter o ponto de ponta na boca. No entanto, o Blue Yeti capta sua voz nas laterais do microfone, não na parte superior. 

5. A edição é tudo

A edição de áudio é uma daquelas habilidades que tende a ser autodidata, como blogar. Muitos podcasters dizem que não tinham ideia do que estavam fazendo em termos de engenharia de áudio até depois de produzirem seus primeiros episódios. Você pode aprender algumas habilidades básicas de edição em tutoriais gratuitos on-line – apenas tutoriais de edição de áudio do Google – e a maioria dos programas possuem sistemas de ajuda integrados. 

Depois de ter uma gravação, você pode usar o Audacity ou qualquer programa de sua preferência. A maioria dos softwares de edição de áudio, mesmo os gratuitos (Audacity e GarageBand), vêm com um efeito de redução de ruído para ajudar a reduzir sons de fundo constantes. 

Certifique-se de fazer anotações ao longo do caminho para que, quando chegar a hora de mixar, você possa revisar suas edições e fazer as alterações ou adições necessárias antes de prosseguir com a produção do episódio.

Novamente, a edição do seu podcast provavelmente cairá nas mãos de sua agência de podcast, mas não há mal nenhum em tentar entender melhor o processo. 

6. Escolha uma música memorável   

Para muitos de nós, música é emoção. Estudos do cérebro lhe dirão que sua mente reage de muitas maneiras diferentes ao som da música e tende a evocar sentimentos fortes. Então, é natural que todos coloquem música em seus podcasts. 

Todos os recursos desta lista são gratuitos e seguros para uso em seu podcast do ponto de vista legal.

E aqui estão algumas plataformas de música pagas: 

7. Publique seu podcast corporativo estrategicamente   

O tempo é tudo quando se trata de produção de podcast corporativo. Pense em quando é mais provável que seus ouvintes ouçam e programe seus episódios para serem lançados antes desses horários. Isso o ajudará a gerar downloads e criar seguidores leais.

Se você está apenas começando, não se preocupe muito com o tempo. Para os podcasters mais aclamados, fazer o upload durante a noite e bem cedo pela manhã, quando as pessoas estão apenas começando o dia, é um ótimo momento para levar as pessoas ao seu podcast.‍

8. Consistência é a chave  

Certifique-se de postar em uma programação regular para que as pessoas saibam o que esperar do seu podcast. 

A consistência quando se trata de publicar seu podcast corporativo:

  • Definir expectativas. Muitas pessoas ouvem uma variedade de podcasts toda semana, então elas precisam saber que podem confiar que seus podcasts favoritos serão lançados quando deveriam. Isso é particularmente importante quando se está começando.
  • Defina uma linha de base para crescer. Pode levar alguns episódios para você descobrir o que é melhor em termos de como você faz perguntas, edita o conteúdo, etc. Ser consistente ajuda você a encontrar e entrar no seu ritmo.
  • Melhore o podcast. Todos nós já ouvimos o ditado: “A prática leva à perfeição”. Produzir e publicar conteúdo consistentemente melhorará seu trabalho. 

9. Criar Processos e Procedimentos

Ter um processo e procedimento em que você pode se apoiar torna a vida muito mais gerenciável. Abaixo estão duas dicas sobre como agilizar o processo. 

  • Faça uma lista de convidados em potencial e use um sistema no estilo CRM para rastrear.
  • Você pode usar uma combinação de Airtable e Streak para rastrear vários status e correspondência de entrevistas com convidados.
  • Os modelos são seus melhores amigos. 
  • Ao criar um podcast, é fundamental padronizar o máximo que puder. Você pode ter modelos para e-mails enviados, modelos de perguntas e respostas, modelos de script de podcast, modelos de postagem de blog, modelos de arte de podcast.
  • Você pode usar o Google Docs padrão ou até mesmo explorar algo como o Notion. O Notion permite adicionar facilmente uma longa lista de diferentes elementos a uma página - texto, tabelas, vídeos, listas de alternância, listas de tarefas, planilhas, bancos de dados e muito mais podem ser adicionados. 

10. Terceirize a produção do seu podcast corporativo

A maioria das pessoas não percebe a quantidade de tempo e trabalho que vai para a produção de podcast. Além disso, com o número de podcasts por aí, é fundamental que você crie um podcast bem produzido. À medida que você cresce, você pode descobrir que não pode fazer tudo sozinho. Contratar uma agência ou freelancer é uma forma de obter ajuda. 

No Bicho de Goiaba, trabalhamos em parceria com todos os nossos clientes para descobrir um processo e estilo de trabalho que melhor se adapte às necessidades de sua empresa.

Essa é uma tradução adaptada do artigo publicado pela equipe de marketing da Quill no site da empresa.

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