Bicho de Goiaba

O que é a inserção dinâmica de anúncios em podcasting?

Written by Nicoly Moreira | 18/01/22 12:32

Não é incomum a prática de publicidade em podcasts, como já falamos aqui. Assim, compreender a inserção dinâmica de anúncios pode ser um facilitador desse processo aumentando seu público e monetizando seu programa de diversas formas.

Monetizar podcasts inclui uma variedade de formatos, é possível falar sobre patrocinadores, anúncios, parceiros de anúncios  e tantos outros formatos, entretanto, a inserção dinâmica de anúncios (DAI) é o processo de gravação do áudio e publicação dos episódios normalmente, demarcando dentro de cada ep onde a publicidade pode ser inserida por um software. 

Inserção dinâmica de anúncios X baked-in 

Para compreender o mecanismo de uma inserção dinâmica de anúncio é preciso compreender sua diferença em relação aos baked-in, aqueles que são lidos pelo podcaster ao longo do programa.

Uma vez que os anúncios baked-in são gravados atualizá-los torna-se um processo complicado editá-los. A inserção dinâmica de anúncios proporciona a mesma experiência de influência com o facilitador de apenas inserir um novo anúncio através de um sistema.  

Localização de anúncios 

Anúncios em podcasting também podem ser divididos quanto a sua localização, três são seus tipos, sendo eles:

  • Pré-roll: aqueles produzidos e ajustados na edição antes do início do conteúdo de um episódio;
  • Mid-roll: os mais comuns e óbvios, são aqueles inseridos no meio da narrativa do podcast, dentro do conteúdo. 
  • Pós- roll: anúncios colocados após o término do conteúdo do episódio.

Ainda que as divisões apresentem definições mais fluídas dependendo do formato do seu podcast, é preciso compreendê-las em termos gerais certificando-se que você e seu anunciante determinem juntos formatos adequados aos objetivos das campanhas. 

Como funciona a inserção dinâmica de anúncios?

Por meio de uma plataforma de hospedagem de podcasts e tecnologias AMIE(mecanismo de monetização de áudio e integração) é possível carregar o podcast, definir as preferências de publicação para então usar uma forma de onda demarcando onde e quais anúncios inserir. 

De onde vêm os anúncios dinâmicos?

Os anúncios dinâmicos podem surgir de três lugares distintos, as gravações podem ser feitas por você escolhendo dinamicamente onde inseri-las nos seus episódios, também pode ser realizada por outra pessoa com arquivos enviados pelo seu patrocinador ou por um parceiro de anúncios, empresas como a DAX (Digital Ad Exchange) se juntam a plataformas de hospedagem e escolhem diversos podcasts para anunciarem seus produtos. 

Quantos anúncios posso ter em um episódio?

No geral, não há uma regra de quantos anúncios podem ser adicionados em um episódio. Entretanto, encontrar o equilíbrio entre anúncios e conteúdo pode ser um desafio, por isso, reflita sobre quais anunciantes desenvolvem produtos que podem ser vinculados à imagem do seu programa e quantos deles seriam adequados de acordo com a quantidade de minutos gravados. 

Tecnologias de inserção de anúncios não devem ser complicadas. Afinal, é através de suas ferramentas dinâmicas que você poderá produzir e monetizar seu podcast de forma completa. 

Todos os podcasts devem ter acesso a um serviço de qualidade  com uma gama variada de ferramentas para auxiliá-los  a crescer. Você faz parte dos podcasters que procuram múltiplas maneiras de crescer e monetizar sua influência de áudio? Entre em contato conosco que podemos te ajudar nisso!