Marcadores de áudio são poderosos aliados dos podcasters
Nos últimos cinco anos, a empresa de inteligência de áudio Veritonic classificou os marcadores de áudio mais eficazes. Em 2021, a Farmers Insurance teve o "logotipo de áudio" melhor classificado nos EUA, enquanto o McDonald's foi o melhor do Reino Unido.
Em um surgimento constante de novos podcasts, gerar no seu ouvinte identificação com seu conteúdo é de suma importância. Com apenas pequenas rajadas de áudio você consegue determinar isso. Quer saber como? Por meio de “logotipos de áudio”.
Como fazer então seu ouvinte lembrar automaticamente da sua marca ao ouvir simples notas musicais?
Faça-o grudar
Mais do que refletir sua identidade é preciso também demonstrar a diversidade do seu público-alvo, é necessário que o consumidor se sinta acolhido, reconhecido e respeitado pela marca que escuta.
Segundo funcionários da Veritonic, empresas que combinam repetições de melodia acabam por pontuar consistentemente mais alto nos rakings de logotipo de áudio, assim como aqueles que unificam sons e palavras.
"É por isso que o logotipo de áudio liberty mutual faz tão bem: eles cantam a marca quatro vezes. Liberty é a criança propaganda para logotipos de áudio que não só ficam na sua cabeça, mas ajudam as pessoas a saber exatamente qual marca estão ouvindo." ressalta o diretor da pesquisa.
Como melhorar?
Evocar sons mémoraveis que relacionem o produto ao local de origem pode ser uma alternativa. Uma abordagem semelhante interessante pode ser alinhar o formato musical preferido pelos ouvintes ao instrumental que se assemelha a identidade da marca.
Aproveitar os dados de resposta do consumidor direcionados à área de escuta da plataforma de hospedagem pode ser uma alternativa também.
"A Veritonic é uma empresa de análise de dados, então naturalmente sugiro que as pessoas olhem para os dados", reafirma o diretor.
E o orçamento?
Marcadores de áudio não precisam ser um investimento caro, ao passo que trazem um retorno excelente se bem executados. Afinal, ao usar um conteúdo único, evocativo e intimamente identificável com a empresa sendo promovida seu cliente sente-se mais próximo do que nunca.
Como os períodos de atenção do consumidor estão cada vez mais curtos, é aconselhado diminuir a duração de seu logotipo, relacione sua abertura ao seu conteúdo de forma simples e prática.
Na rádio antigamente os jingles precisavam ser longos ao evocar mais do que a empresa, também sua localização e identificação da estação escolhida para divulgação. Ao passo que hoje em dia os ouvintes querem reconhecer seu conteúdo e passar as informações necessárias, a conexão precisa ser mais simples.
Assinaturas sônicas podem representar o diferencial que você tanto almeja, elas fazem parte da construção simples da identidade do seu podcast e pode permeam outras campanhas do seu produto, Existem outras práticas mais familiares a executivos e profissionais de marketing mais tradicionais, entretanto, na era do áudio é preciso adaptar-se.
“Quando a marca de som claro é mais importante do que nunca, logotipos de áudio de destaque são imperdíveis." destaca Dave Bethell, coproprietário da TM Studios em Dallas, uma empresa de 50 anos conhecida por seu trabalho em jingles de marca de rádio.
Sente que sua empresa precisa de um "logotipo de áudio"? Seu podcast ainda não possui um e você acha que é preciso melhorar isso?
Entre em contato conosco, como especialistas em áudio para podcasting podemos te ajudar.
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