A introdução (INTRO) do podcast é o que leva o ouvinte ao seu conteúdo principal, já o encerramento (OUTRO) faz com que ele queira voltar depois para ouvir mais.
Aparentemente, a parte mais importante do seu episódio é o conteúdo principal; onde você discute ou aborda o que foi prometido no título. A INTRO do podcast, no entanto, é o que leva o ouvinte a esse conteúdo. E o OUTRO ajuda a mantê-los ouvindo mais episódios.
Com a introdução do seu podcast, você tem a tarefa muito importante de definir o cenário para seus ouvintes. Alguns podem ter ouvido todos os episódios que você já lançou antes, mas para alguns, essa será a primeira impressão do seu podcast.
Esses novos ouvintes não têm absolutamente nenhuma lealdade ou obrigação para com você ou seu conteúdo nos minutos iniciais. Provavelmente eles terão uma lista de reprodução de outros podcasts já baixados e prontos para ouvir. Eles estão esperando só um motivo para pular para o próximo.
Você ganhou uma chance, mas você não tem muito tempo. Algumas pesquisas mostram que cerca de 30% dos ouvintes dão apenas 5 minutos para que um novo podcast consiga conquistá-los.
Assim como se eles pegassem um livro ou ligassem um programa de TV, há algumas perguntas subconscientemente passando pela cabeça deles. Isso parece interessante? Parece bem feito? Eu sei o que está acontecendo? O que há nisso para mim?
É aqui que a introdução do seu podcast precisa fazer seu trabalho.
Coloque-se no lugar de um novo ouvinte - alguém que você consideraria estar no seu público-alvo. Ele baixou seu último episódio e apertou o "play".
Como já disse, esse novo ouvinte não têm lealdade a você. Pprovavelmente ele nunca ouviu falar de você e, neste momento, não está interessados em você pessoalmente.
Ele baixou esse episódio para satisfação própria e quer algo com isso. E se é para aprender alguma coisa ou para se divertir, ele quer saber o mais cedo possível o que você vai entregar.
Não quero que você pense que existem "regras" extremamente restritivas para INTROs e OUTROs, a liberdade criativa ainda é a base para tudo isso. Não seria muito interessante se todos os podcasts fossem iguais.
No entanto, há algumas coisas que eu sugiro que você sempre inclua na introdução do seu podcast.
Ser claro em ralação ao assunto é ótimo, mas fazer com que o ouvinte se relacione com ele mencionando algo com o qual está tendo problemas realmente os atrairá de verdade.
Por exemplo, no podcast gringo Podcraft , o público-alvo são pessoas que desejam aprender como fazer um podcast. Algumas de suas grandes lutas estão ligadas à aprender sobre microfones e equipamentos de áudio, edição e mixagem de áudio digital, como aumentar sua audiência e monetização.
De forma geral eles querem aprender como criar um podcast, e o Podcraft é uma solução para ajudá-los a fazer isso.
Porém, cada episódio lida com um subtópico específico, que fornece uma solução que os ajuda a trabalhar em direção ao seu objetivo geral. Então isso é sempre mencionando na INTRO do podcast para que o ouvinte saiba que está no lugar certo.
Assim, em um episódio sobre hospedagem, poderia apresentar o problema assim: "Você já se perguntou como faz o upload de um podcast e disponibiliza-lo no iTunes?"
Em seguida, a solução “Bem, neste episódio é exatamente o que você descobrirá. Vamos orientá-lo passo a passo no processo e, no final, você poderá enviar seu podcast ao iTunes de maneira rápida e fácil. ”
Comece seu episódio mencionando o problema geral que seu podcast aborda (por exemplo, aprender a criar podcast) e, em seguida, o problema específico que você vai abordar no episódio (por exemplo, colocar seu podcast no iTunes).
"Olá, e bem-vindo ao podcast __________, onde falamos sobre __________, para aqueles que _________. E esse episódio, é para você que já teve problemas com __________ ?, bem, é exatamente com isso que vamos ajudá-lo nessa semana, você vai aprender como __________ ”
Você não precisa copiar esse texto literalmente, mas faça dele a estrutura inicial da introdução do seu podcast e com o tempo vai dando a sua cara para essa INTRO. Com uma introdução bem feita, todos que realmente desejam continuar ouvindo passarão para o conteúdo principal do episódio onde você poderá conquistá-los de vez.
Os últimos minutos do seu episódio são para a criação de uma impressão duradoura do podcast na mente do seu ouvinte. Essa é a função do OUTRO ou encerramento.
Você pode ter feito um ótimo trabalho com a introdução do podcast e com o conteúdo principal, mas se o episódio terminar mal, pode ser o suficiente para o novo ouvinte não assinar o seu feed.
O trabalho do OUTRO é essencialmente agradecer ao ouvinte e relembrar todos os detalhes vitais que surgiram durante o episódio.
É também a parte em que você pode pedir algo em troca. Se alguém ficou até o final, provavelmente gostou do episódio que você criou, portanto, pode estar disposto a responder à sua solicitação de algo como uma classificação, resenha, seguir nas redes sociais etc
Assim como a introdução do podcast, não existem "regras", mas se você deseja encerrar seu episódio com eficiência, considere o seguinte:
Isso não pode ser burocrático ou algo que vai restringir sua criatividade. Pelo contrário, o trabalho da INTRO e do OUTRO é apoiar e aprimorar o conteúdo principal dos seus episódios.
Você não precisa pensar demais neles ou gastar muito tempo com eles. Basta colocar em prática essas recomendações para não perder ouvintes desnecessariamente.
Com o tempo, ficará cada vez mais natural incluir coisas que você deseja no início e no final do episódio.
Espero que isso tenha lhe dado uma boa idéia de como você pode fazer algumas melhorias em seus episódios.
Esse é um conteúdo do <a href="https://www.thepodcasthost.com/">The Podcast Host</a> e foi traduzido e adaptado pelo Bicho de Goiaba.