Produzir um podcast não é sempre fácil - na verdade, sabemos que algumas etapas do trabalho podem ser bastante trabalhosas. Começa na gravação de um excelente áudio e segue para um tratamento que às vezes é quase artesanal.
Então, a equipe do BDG veio mais uma vez em resgate do podcaster que sente que está passando muito tempo em uma determinada etapa da produção, seja ela qual for. Segue uma lista de ferramentas para dispositivos móveis ou desktop para você utilizar e cada etapa da produção do seu podcast:
Ferramentas para gravação.
Nem todo mundo consegue montar seu próprio home-studio (pelo menos no começo), mas com os apps listados abaixo, apenas seu dispositivo móvel já vai ser suficiente para gravar todo o conteúdo do seu podcast.
Página inicial do Anchor.
- Anchor – Versão desktop e para dispositivo móvel.
- Spreaker Studio. Versão desktop e para dispositivo móvel. Planos: variam de gratuito a $45 mensais.
- Podbean Apenas para dispositivos móveis. Tem planos gratuitos e pagos, o mais caro chega a $99 mensais.
- Bossjock Jr Disponível para iPhones e iPads apenas.
- Mobile Podcaster Disponível para iPhones e iPads apenas.
- Dolby On – Disponível para Android apenas. Promete qualidade de um estúdio de gravação através do dispositivo móvel.
- Ennuicastr – Versão desktop e para dispositivo móvel. Grava áudios em formato multitrack. Planos: Atualmente, está rodando a versão a beta totalmente gratuita.
- Resonate Recorder – Versão desktop e para dispositivo móvel. Planos: a versão mais recente, Resonate Recorder Versão 2, está disponpivel gratuitamente. Com esta ferramenta, você pode gravar facilmente um podcast de monólogo diretamente do navegador web e até gravar uma entrevista remota.
Para gravação remota.
Página inicial do Zencastr.
Para podcasters que gostam de trazer convidados ou fazer entrevistas, poder gravar à distância torna-se extremamente útil (especialmente em tempos de quarentena). Dessa maneira, sua escolha de convidados ou entrevistados não fica limitada pela geografia: você pode gravar com qualquer um, em qualquer lugar do mundo.
- Zencastr – Grava suas entrevistas remotas com qualidade de estúdio e ao final, é criada uma faixa para cada participante. Planos: gratuito e pago ($ 20 mensais com um período de teste gratuito de 14 dias).
- Squadcast. Planos: opções mensais e anuais, não oferece plano gratuito. É possível testar por 7 dias sem custo.
Ferramentas para edição.
Página inicial do Descript.
Desde que os podcasts viraram uma tendência que não para de crescer, passaram a existir desde softwares a portais voltados para o trabalho de edição. Aqui estão alguns gratuitos para você experimentar:
- Descript Podcast Studio – Esse editor transforma o áudio em texto e, ao editar o texto, você edita também o áudio do seu podcast. Planos: A opção gratuita tem uma limitação de 3 horas de transcrição, o Pro sai por $ 24 anuais ou $ 30 mensais.
- GarageBand – Pré instalado para quem usa aparelhos da Apple (vem com uma biblioteca de sons e é possivel gravar, além de editar).
- Audacity Planos: gratuito. Além das opções básicas de edição, também é possível adicionar efeitos e misturar músicas.
- Power Sound Editor. Planos: gratuito.
- Music Maker. Não é um aplicativo, mas um portal. Planos: existe uma versão gratuita, mais básica, e outras pagas. Os valores variam.
- Studio One. É preciso instalar o programa no desktop. Além de mixar e editar, também funciona para gravação. Planos: gratuitos.
- WavePad Também é preciso instalar no desktop. Planos: totalmente gratuito.
- Adobe Audition – Para quem já é acostumado com o pacote Adobe. Pago (ou separadamente ou como parte de um pacote da Adobe).
- Reaper Pago. Ganhou muito destaque nos últimos anos e muitos estúdios tem utilizado essa solução.
que Ferramentas para transcrição e legendas.
Sonix.
Legendas e transcrições podem se tornar uma parte dolorosa do trabalho de um podcaster. Mas com esses serviços, seu sofrimento pode ser muito reduzido.
- Maestra – Transforma automaticamente o áudio do seu podcast em texto. Também oferece a opção de compartilhar on-line com mais pessoas. Gratuito pelos primeiros 30 minutos.
- Sonix. Planos: mais básico por $10 e cobre 1 hora de áudio
- Rev. Planos: não possui opção gratuita, mas o plano mais caro (para idiomas estrangeiros) custa $3 a $7 / minuto de áudio transcrito.
- Soundtrap
- Otranscribe – Totalmente gratuito. Permite escutar o áudio enquanto corrige a transcrição dele simultaneamente.
Para um áudio mais limpo.
Levante a mão aquele podcaster que nunca teve que ficar caçando "ééé…”, “hããã...” para apagar do áudio. Às vezes, eles aparecem até em um monólogo. Cortar um por um pode ser um trabalho monótono e longo. Pensando nisso, já existem algumas plataformas que estão desenvolvendo serviços para remover esses sons repetidos automaticamente! A maioria está na versão beta, então estão totalmente gratuitos.
- CleanCast – Apenas para o Chrome.
- Krisp – Possui uma versão gratuita e planos (mensais e anuais) pagos.
- BounceCast – Tanto gravar como edita podcasts. Versão gratuita ou com plano mensal ($ 9.99) ou anual ($99).
- ClipGain·io – Uma “engenharia de som” que promete melhorar a qualidade do áudio com facilidade. Atualmente está na versão beta e você pode testar gratuitamente por 1 hora.
- Levelator – aplicativo de software que faz ajustes nos sinais de áudio.
- Auphonic – Serviço Web de pós-produção de áudio. Você pode usar gratuitamente por 2 horas de áudio por mês. Também possui opções de planos mensais e anuais que chegam até $ 89.
Para efeitos sonoros.
Se você gosta de adicionar efeitos e músicas às suas produções, temos aqui essa pequena lista e mais este artigo com outras dicas.
- Free Stock Music – banco de música isenta de royalties e gratuita. Tudo o que os criadores pedem é que você coloque os créditos devidos.
- ZapSplat, tem uma boa coleção de musicas e efeitos sonoros gratuitos e é bastante simples de baixar, mas caso voê queira, há a opção de se tornar um Membro Gold e ter acesso a mais áudios exclusivos.
- Freesound, varios tipos de efeitos de audio gratuitos. Também é possivel fazer uploads de audios.
- Bensound oferece músicas livres de royalties, mas não é possível mixar ou produzir outra música a partir do que eles disponibilizam.
Qual dessas ferramentas você vai testar primeiro? Conta aí nos comentários, o que achou do conteúdo, alguma dica que nos escapou, ou só manda um "oi"! Sempre ficamos muito felizes quando recebemos seu feedback!
Inté a próxima!