Estrutura padrão para podcasts: saiba como aplicar no seu projeto
A verdade é que, à primeira vista, os podcasters iniciantes têm muita empolgação e pouco planejamento. São muitos que apenas ligam o microfone e deixam a conversa fluir sem definir o objetivo da mensagem que desejam passar, embora existam as exceções. Por isso, vamos te apresentar uma estrutura padrão para podcasts que vai facilitar a sua vida.
Esse artigo foi extraído do livro Podcast Descomplicado.
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Primeiramente, não estou dizendo que tudo precisa ser, minuciosamente, roteirizado. Entretanto, vejo que é mais fácil gravar quando seguimos uma estrutura mínima. Posso garantir a você que estruturar o conteúdo é a chave para capturar a atenção do público. Apesar disso, não pense que vai limitar sua criatividade, a estrutura é somente um guia para a mente criativa.
Estrutura Padrão para Podcasts
Uma estrutura padrão para podcasts simples e inteligente foi desenvolvida por Addy Saucedo, do site the podcast planner, e pode ser facilmente adaptada ao seu estilo e forma de comunicar. Pensada para apresentar o episódio, a estrutura também busca manter a atenção durante o programa e depois gerar uma expectativa para o próximo encontro. A seguir, vamos entender essa estrutura:

INTRO
Não estou falando daquela vinheta bacana ou aquela música superlegal do início do podcast. A intro é sua única chance de convencer seu público que vale a pena ouvir o episódio. Nada de enrolação, seja rápido para dizer o que tem de bom no podcast e no episódio. Na estrutura padrão para podcasts, são três os pontos importantes da INTRO:
- A - Apresentação do podcast: Em primeiro lugar, lembre-se que você sempre terá novos ouvintes, deixe claro para ele qual é a cara do podcast, qual a temática, se é sério, se é engraçado etc. Contudo, não é para dar uma aula sobre o podcast. Nem sempre é preciso falar, você pode usar elementos para auxiliar como trilha sonora e efeitos. O importante aqui é mostrar o clima do podcast.
- B - Apresentação do episódio: Afinal, qual é o assunto? Quem são os entrevistados? Qual a história será contada?
- C - Por que isso é interessante? Esse é o fechamento da intro, o momento em que você mostra a relevância do seu entrevistado para o tema escolhido, enfatizando os principais pontos do assunto abordado. Essa é a hora conquistar a audiência. Uma dica, é gravar essa parte por último, assim você já saberá os pontos altos do podcast depois de gravado e conseguirá fazer uma apresentação mais pontual.
Os ouvintes não querem esperar. Portanto, se você tem um convidado famoso, não fique dando voltas e informe às pessoas o que elas vão ouvir. O Podcast Analytics da Apple mostra que o número de ouvintes diminui com INTRO muito demoradas e enroladas.
3 ATOS
Enquanto na INTRO você prometeu, agora é hora de cumprir e entregar o melhor episódio para o seu ouvinte. Pra isso, vamos dividir essa conversa em três atos. Vamos usar a mesma forma de Hollywood para contar histórias.
- Ato I: No cinema é usado para apresentar os personagens e dar início à trama. Aqui no podcast usaremos o primeiro ato para começar a aprofundar no assunto do episódio, definir os primeiros conceitos, fazer as primeiras perguntas ao entrevistado que apresente um contexto geral do tema.
O Ato I estará perto do fim quando já estiver situado sua audiência no contexto geral do episódio. Em caso de entrevistas, quando os ouvintes souberem quem são os convidados e suas primeiras opiniões sobre o tema. - Ato II: Esse ato deve ser construído de maneira que mantenha o interesse da audiência e prepare terreno para o final. Não é tarefa fácil. Aqui é a hora de aprofundar no assunto, trazer à tona os principais fatos para o debate, enquanto aperta o entrevistado com perguntas que definam sua posição sobre o assunto.
- Ato III: Ainda fazendo um paralelo com o cinema, o Ato III deve ser curto, é no final que praticamente todos os conflitos mostrados na história devem alcançar um desfecho. Logo, no podcast, é a hora de concluir e deixar clara a posição de todos sobre o tema. Retomar qualquer posição que ficou aberta no Ato I e II.
E lembre-se que a estrutura padrão para podcasts que estamos te apresentando aqui é apenas template para te auxiliar, a divisão em 3 atos é um padrão que sempre pode ser quebrado pela sua criatividade e necessidade. Alías, muitos diretores de cinema já o fizeram. Cada episódio poder ser diferente.
OUTRO
OUTRO é um termo em inglês definido como um encerramento rápido, uma conclusão, muito usado em espetáculos, reportagens e músicas, que faz parte da estrutura padrão para podcasts.
Agora é a hora de fazer o público voltar para ouvir os próximos episódios. Quando se finaliza um podcast com “Então é isso pessoal! Abraço a todos, até a próxima.”, você perde uma oportunidade única de convencer o ouvinte a assinar o podcast e voltar depois para buscar mais conteúdo. E para fazer isso bem feito vamos dividir o OUTRO em 3 partes:
- A - Considerações: Faça uma análise de como o conteúdo do episódio pode impactar o ouvinte. Ou seja, se tem convidado, conte para sua audiência a melhor forma de encontrá-lo. Pode ser e-mail, site ou redes sociais.
- B - Call to Action: Você criou uma relação com seu ouvinte e, por isso, você pode pedir para ele fazer uma ação. Às vezes, pode ser assinar o podcast, visitar o site, comentar nas redes sociais, enviar e-mail, etc. Não perca essa oportunidade.
- C - Teaser: Em seguida, dê um gostinho do que vem por aí, crie expectativa. Se o próximo episódio já está pronto, mostre alguns segundos ou simplesmente comente sobre o assunto ou convidado do próximo programa.
Essas 3 partes do OUTRO não são obrigatórias, portanto use o que mais estiver de acordo com seu formato e faça os ajustes necessários.
Aqui também vale a mesma dica da INTRO, não enrole. Certamente, o ouvinte já recebeu o que queria no ATO I. II e III e já está pronto para ir embora.
Conclusão sobre a estrutura padrão para podcasts
Essa é uma estrutura padrão para podcasts simples que pode ajudar quem está começando. Desse modo, quanto mais você entendê-la, mais ficará livre para alterar e a adaptar conforme seu estilo de comunicação. O que não pode é ligar o microfone sem planejamento na esperança de que no fim sairá um ótimo episódio.
<em>Essa e</em>strutura padrão para podcasts<em> é uma adaptação do livro <strong>The Podcast Planner</strong> da autora Addy Saucedo e pode ser comprado <a href="https://www.amazon.com/Podcast-Planner-Addy-Saucedo/dp/0692822984/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&qid=1513218465&sr=8-1&keywords=The+Podcast+Planner&linkCode=sl1&tag=mv0711-20&linkId=7b082b98416810dd0378976be8e97258">aqui</a>.</em>

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