Bicho de Goiaba

Demografia e Psicográficos: Buscando seu ouvinte de podcast ideal

Written by Nicoly Moreira | 24/01/22 09:19

Pensar em como alcançar seu público faz parte do planejamento do seu podcast. Mas como encontrar seu consumidor ideal?

É possível analisar sob algumas óticas, hoje trouxemos a demografia X psicografia, uma maneira de pensar em quem se alcança e por que. 

Para compreendê-los é importante diferenciá-los, assim, a demografia é a forma como descrevemos uma população através dos números, ao passo que a psicografia estuda o que as pessoas pensam, sentem e querem. Ao aliar os dois conceitos é possível analisar de maneira mais profunda seu possível ouvinte.

Desenvolver conceitos como em quem o podcast chega e por que envolve esse público auxilia o crescimento orgânico do seu produto. Conteúdos feitos de modo impessoal e para todos tendem a ser pouco inspiradores e envolventes, características primordiais nesse formato. 

Alcançar a pessoa real que te escuta é seu objetivo, mais do que um avatar ou personagem, há ali alguém que quer te escutar uma parte crucial do seu planejamento deve ser dedicada a ela então. 

Tudo bem, você já sabe da importância de pensar em seu ouvinte, mas já tentou diversas vezes encontrar o equilíbrio perfeito para um público variado demais e não consegue? Podemos te ajudar nisso!

Quando usar a demografia 

A demografia em muitos casos funciona como um parâmetro. Exemplos de caso como esse seriam:

  1.  Um podcast de notícias locais para brasileiros 
  2. Um show educacional para profissionais de determinado nicho
  3. Um público extremamente específico como aposentados com mais de 65 anos que adoram jardinagem ou pré-adolescentes de 12 ou mais que jogam determinado vídeo game

Em todos os exemplos há algo em comum, os assuntos são predeterminados, ainda que seu público seja vasto como os moradores do Brasil há uma prioridade de conteúdos sobre o país e sua capital ou estados de grande importância econômica. Questões com essa notícia é importante para quem vive no Brasil são levadas em consideração nesse modelo. 

Ao pensar em um podcast para advogados trabalhistas, perguntas como a importância das temáticas em processos penais não são consideradas, seu público definido é outro segundo seu senso. É assim que seu roteiro é construído.

Em determinadas situações você pode descobrir que a demografia simplesmente não cria as conexões que você queria, afinal, nem todo advogado gosta de uma linguagem mais simples ou nem todo brasileiro se interessa por economia. Pessoas são plurais e cheias de identidades únicas, sistematizá-las em números pode não ser tão efetivo quanto se espera. 

Quando usar psicográficos 

Que tal adicionar um pouco de psicográficos às suas pesquisas? 

Afinal, você já possui uma ideia geral do seu consumidor e agora precisa defini-lo de forma mais específica, descobrir as nuances de seus interesses. 

Para personalizar utilize um pouco dos psicográficos nos tópicos acima.

  1. Um podcast de economia para moradores do Brasil interessados no assunto e de esquerda
  2. Um show educacional para advogados que querem otimizar seu tempo maximizando seu lucro 
  3. Um show para idosos interessados em jardinagem que preferem decoração para casas

Seu psicográfico pode ser adicionado ao porquê e ao que. Ao invés de produzir apenas o que, angulando melhor seus temas. Adicionando, assim, personalidade e valor aos seus conteúdos, conectando de fato seu ouvinte e por fim criando uma comunidade, afinal, idosos que gostam de jardinagem são amigos de outros idosos que também curtem o mesmo assunto. 

Seu público estará mais propenso a recomendar seu podcast facilitando seu marketing. 

Você pode então unir os dois?

Pense no seu ouvinte ideal atual e nos psicográficos versus demografia. Aplique então os dados juntos, há valor no que eles realmente prezam? O que motiva seus ouvintes? Quais os objetivos deles ao te escutar? O que torna seu conteúdo diferente da maioria para eles? 

Consegue responder essas perguntas? É hora então de melhorar ainda mais seu podcast, adicione mais desses dados ao seu roteiro, descrição, título e conteúdos em geral.