Este post revela como o “CrossGuesting” é uma das melhores estratégias de marketing para podcasters, autores, palestrantes e criadores de conteúdo.
"CrossGuesting" em tradução livre significa "convidar e ser convidado". À medida que o seu podcast cresce em popularidade, aumenta também a demanda para encontrar convidados envolventes, que sejam capazes de compartilhar suas opiniões, pensamentos e ideias. E ao mesmo tempo é importante que você se torne um convidado relevante para podcasts de outras pessoas. A estratégia aqui é buscar um novo público participando como convidado de outros podcasts para divulgar o seu trabalho. Em contra partida você vai convidar para o seu podcast aqueles que te cederam esse mesmo espaço. Essa troca é uma boa estratégia, que não se aplica apenas para podcasters.
É um importante método de Relações Públicas, embora o podcasting esteja crescendo muito, ainda é mais fácil conseguir participar de um bom podcast do que conseguir entrevistas nas TVs ou rádios. Em parte, é por isso que tantos profissionais de marketing de conteúdo adotaram o podcast como uma tática de promoção.
Com o aumento da popularidade do podcast, cresce também a necessidade das participações de convidados
Como resultado, existem vários artigos por aí que ensinam que essa abordagem de marketing é eficaz para startups, autores, palestrantes e empreendedores que desejam criar relações públicas e promoverem seus negócios.
Sendo convidado de alguém, você pode promover o seu podcast. Além disso, você se torna uma ótima opção, já que:
Os benefícios táticos são muitos, tanto para o anfitrião/host, quanto para o convidado. Como convidado, você pode agregar valor ao podcast do apresentador, oferecendo não apenas sua paixão, ideias e conhecimentos, mas também pode falar sobre seus produtos e serviços.
Se você pode pegar sua própria mensagem, missão e valores e combiná-los com os do podcast do seu anfitrião, você está atraindo um público super engajado. O reconhecimento da sua marca aumenta no processo.
Comece com podcasts menores, menos conhecidos, mas de boa qualidade. participar desses podcast menores vai te dar confiança e também vai criar autoridade e portfolio para conseguir ser convidado para os programas mais famosos. O segredo aqui é começar com os pequenos e ir aumentado aos poucos. Para aparecer nos grandes podcasts, prove que você é um convidado preparado com uma mensagem digna de um grande público. Ter sido convidado em outros programas vai te ajudar a entrar nos grandes podcasts.
A estratégia de CrossGuesting se divide em 5 partes:
Você pode usar o iTunes para pesquisar podcasts em seu nicho. Faça algumas pesquisas de palavras-chave de SEO , localize podcasts que sejam compatíveis com seu próprio conteúdo e procure o site do podcast. É recomendável inserir os candidatos em uma planilha para controle.
Apple Podcasts é uma ferramenta de descoberta e pesquisa bastante pobre, que pode ser substituída por uma simples pesquisa no Google, digitando um termo ou palavra-chave e, em seguida, adicionando + podcast no final. Na maioria dos casos, haverá descrições.
Portanto, crie uma lista de cerca de 20 podcasts nos quais você gostaria de estar.
A próxima etapa do processo é identificar os endereços de e-mail. A ferramenta indicada para isto é uma extensão do Chrome chamada Hunter. Alguns sites de podcast podem ter apenas um formulário de contato, mas a maioria revelará endereços de e-mail.
Fazer campanhas de divulgação sozinho pode ser fácil e econômico, mas você precisa de tempo e de estar preparado para as rejeições. A boa notícia é que com tempo você começará a ser reconhecido. Cada novo projeto de Crossguesting levará cada vez menos tempo.
Antes de iniciar sua comunicação com o Host do podcast que quer ser convidado, faça o seguinte:
Feito isso, você está pronto para começar, mas primeiro, desenvolva um modelo de divulgação por e-mail e, em seguida, personalize-o antes de enviá-lo. O tom e a eficácia do seu convite para o apresentador de um programa são essenciais.
Lembre-se de que esse modelo precisará ser criado apenas uma vez e tem benefícios adicionais, como servir para outras campanhas de divulgação.
Em seguida, crie um Mídia kit de no máximo uma folha para o seu podcast e adicione-o como um anexo ou seção separada.
Esta seção deve ser sobre você, seu podcast, os tópicos, seu público. Lembre-se de que isso não substituirá o argumento de venda; no entanto, irá complementá-lo e aprimorá-lo. Um exemplo:
Ao enviar um e-mail para seu possível anfitrião, ele deverá conter:
Contribuir com os podcasts em que você aparece significa pensar no anfitrião que está do outro lado da entrevista.
Facilite para o seu anfitrião, especialmente se você nunca o conheceu. Siga o processo que eles descrevem para você, se eles pedirem que você use suas ferramentas e formulários, siga em frente. Certifique-se de ouvir os episódios recentes deles e esteja ciente do formato e da estrutura do programa em que você está participando.
Após a entrevista, apoie seu anfitrião da maneira que gostaria que seus convidados fizessem. Estenda a mão e agradeça oferecendo seu apoio para compartilhar as notas do programa (Show notes). Pergunte se há algo que você possa fazer para ajudar a criá-las, por exemplo, links, imagens e outras informações que você enviar.
O Croosguesting pode parecer muito trabalhoso. Mas acredite, vale a pena. Existem serviços de SEO que cobram um valor absurdo por um artigo ou backlink de um site confiável. Essa estratégia é melhor, você terá uma entrevista de áudio confiável sobre seu podcast e negócios, com um back-link para seu site. Você também falará e envolverá um novo público que já está ouvindo podcasts e pronto para sua mensagem.
Esse artigo foi traduzido e adaptado pelo Bicho de Goiaba - via<strong> <a rel="noreferrer noopener" href="https://polymash.com/" target="_blank">Polymash</a></strong>