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Como usar podcasts em todas as etapas do seu funil de vendas

Captar e fidelizar clientes pode ser um processo complicado, ainda mais em um mundo de constantes inovações tecnológicas. Como descobrir em qual plataforma está seu comprador? Ele realmente consome seus anúncios e conteúdos ou apenas visualiza as primeiras informações e esquece seu nome em seguida?

Seu funil de vendas ou funil de marketing é um facilitador nesse processo. É através dele que você consegue definir visualmente quem são seus clientes e como eles passam do estágio de conscientização à fase de compra. Assim, é também por meio dele que você consegue definir quais táticas funcionam melhor para o seu público. 

Os podcasts podem a princípio parecer distantes dessa realidade, entretanto, são um meio eficaz de anunciar seu produto. Cerca de 80% dos ouvintes de podcast nos EUA escutam todos ou a maioria em um episódio de podcast. 

Comparar essas informações com outros meios como blogs e vídeos é reafirmar a influência desses instrumentos de comunicação, afinal, apenas 20% do público lê um post do início ao fim e apenas 70% dele consegue consumir conteúdos de até 2 minutos em formato de vídeo, caindo exponencialmente de acordo com o comprimento das gravações. 

Compreender como utilizar podcasts nas diferentes etapas do seu funil de vendas é então uma necessidade emergente para os próximos anos. Por isso, listamos aqui como você pode adaptar o recurso às suas necessidades. 

  1. Conscientização 

Objetivo: Apresente-se ao seu público e permita que seus potenciais clientes lhe conheçam 

A primeira etapa do funil de marketing é a conscientização. Afinal, os clientes precisam saber que você existe, é importante expandir seu público criando um podcast que domine o mercado no qual sua empresa existe. 

Desta forma, se você é uma empresa de tecnologia com um software que combine canais de marketing de uma empresa em um único espaço, é preciso que alcance profissionais da área com conteúdos relevantes a eles. 

  1. Interesse 

Objetivo: Ajudar a potenciais clientes a entender seu seus serviços

Agora entramos na fase de interesse. Nesta etapa do funil, estamos procurando instruir possíveis clientes, aqueles que já conhecem sua empresa, mas precisam compreender mais sobre seus produtos e seu diferencial.

É possível, então, desenvolver um podcast demonstrando autoridade e conhecimento, discutindo pontos chaves da indústria, inovações, dúvidas e erros comuns na área. 

Dose os conteúdos na medida certa para que você não perca mais possíveis clientes do que o normal, é preciso demonstrar domínio e expertise sem suprir completamente as necessidades de seus possíveis clientes. 

  1. Consideração 

Objetivo: Provar a sua audiência porque seu serviço é o melhor do mercado

Semelhante a fase de interesse relaciona-se aos ouvintes que já conhecem seu produto e precisam compreender a importância dele, seu diferencial. Você afunila ainda mais seu público e potencializa  seu negócio.  

Ao abordar seu diferencial não repita mais do mesmo, nem se compare às outras empresas atuantes, pense em explicar aos consumidores porque eles precisam de você, relacionar a justificativa aos erros mais comuns na área é uma forma simples de conquistar o público. 

Seguindo o exemplo citado no tópico 1, você enquanto empresa de software pode discutir alguns dos aspectos mais difíceis na rotina de agências relacionando a necessidade de um produto que simplifique sua vida profissional. 

Estudos de caso e análises com dados ajudam a convencer ainda mais. 

  1. Intenção

O último estágio antes do fechamento do funil. A chave aqui é o seu Call to Action (CTA), qual a sua pergunta aos seus ouvintes? Que tipo de convite você faz aos seus possíveis consumidores? 

É preciso pensar também em como fazê-lo, qual o momento mais adequado para chamar seu público? Recomenda-se esperar até o fim do episódio para isso. Oferecendo também pequenos incentivos como descontos, recursos grátis, modelos base do que você oferece e sessões gratuitas de mentoria aqueles que apresentarem mais constância no engajamento de suas plataformas. 

  1. A compra

Ao chegar ao último estágio do funil de vendas é possível oferecer ao seu público um podcast exclusivo com dicas para aqueles que comprarem seu produto, rodas de conversa e convidados de renome na área. 

Seja criativo e ofereça o seu serviços de forma inovadora!

Ainda está em dúvida sobre como usar podcasts em seu funil de vendas de forma efetiva? Entre em contato conosco que te ajudamos!

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