Como os podcasts podem melhorar a comunicação interna
Descubra como podcasts podem melhorar a comunicação interna da sua empresa, aumentando o engajamento, retenção e produtividade dos seus funcionários.
Podcasts… Para comunicação com funcionários?
Os podcasts percorreram um longo caminho desde 2004, mas ainda estamos descobrindo as várias formas como as marcas podem utilizá-los. Uma solução que o Bicho de Goiaba está explorando é como os podcasts podem ser usados para melhorar a comunicação interna nas empresas. Atualmente atendemos Coca-Cola, PepsiCo, Alelo entre outras, com esse tipo de serviço.
Essa é uma área mais recente que está sendo explorada com um tipo podcasts e que você pode ainda não ter ouvido falar, o podcast privado. Seja em grandes ou pequenas organizações, é preciso ter algum tipo de comunicação interna para passar os recados do dia a dia, treinar, aumentar o engajamento e a retenção dos funcionários. Com o acesso a novas mídias como podcasts, equipes de comunicação interna estão percebendo o valor que eles trazem como ferramenta para aumentar o engajamento e a comunidade interna.
Em um relatório feito pela Poppulo com profissionais de comunicação interna de diversas organizações dos Estados Unidos, foi constatado que mais de 50% concordam que não possuem as ferramentas adequadas para desempenhar seu trabalho, enquanto 95% concordam que a mensuração é importante, ainda existe um desafio quando se trata de analisar de forma precisa as ferramentas utilizadas.
Os podcasts são uma ferramenta poderosa para os profissionais de comunicação interna envolverem os funcionários de maneira eficiente e conveniente. Há momentos e situações em que os e-mails são adequados, mas quando se trata de e-mails que consomem muito tempo, apenas uma fração dos funcionários tem tempo para se manter atualizado. Os podcasts são mensuráveis, envolventes e fáceis de serem consumidos pelos funcionários em movimento ou fora da empresa.
Como podcasts podem melhorar a comunicação interna
Existem várias maneiras de usar podcasts para comunicação interna, mas isso depende da sua empresa e do que você está tentando alcançar com seus funcionários. Aqui estão alguns exemplos:
- Atualizações: 74% dos funcionários sentem que estão perdendo informações sobre a empresa. Forneça atualizações curtas e repletas de valor sobre as notícias e acontecimentos da empresa.
- Apresentação de Funcionários: Isso é especialmente útil para organizações globais. Permita que seus funcionários se conheçam destacando diferentes indivíduos de diversos níveis e departamentos da organização. Ofereça episódios rápidos em formato de entrevista, nos quais os funcionários podem compartilhar informações sobre si mesmos e suas funções. Já foi comprovado que a produtividade dos funcionários pode aumentar em 25% quando eles se sentem conectados uns aos outros.
- Notícias do Setor: Mantenha seus funcionários atualizados sobre o que está acontecendo no setor da sua empresa. Quais são as últimas notícias? Quais são algumas informações importantes que seus funcionários podem achar úteis?
Como Ouvir
A distribuição do podcast fica a critério de cada empresa: Pública ou privada.
Quando a maioria das pessoas pensa em podcasts, pensa em plataformas altamente públicas como Spotify e Apple, mas você não precisa compartilhar seu podcast em redes públicas para que ele seja uma ferramenta útil e divertida de comunicação. Quando se pensa em comunicação interna, a maioria das marcas prefere manter suas informações privadas, alcançando apenas os funcionários. Felizmente, existem várias plataformas onde as marcas podem tornar seus feeds RSS privados.
Confira uma lista de quatro plataformas aqui, recomendadas pelo Podcast Insights.
- https://www.captivate.fm/
- https://transistor.fm/ (usada pelo BDG)
- https://www.podbean.com/
- https://resonaterecordings.com/
- https://new.trystoryboard.com/
- https://www.patreon.com/
Depois de configurar seu feed privado, simplesmente compartilhe o conteúdo por meio dos canais que sua organização utiliza, seja um quadro de mensagens, boletim informativo, grupos, etc.
Não Acredita em Nós?
Sabemos que essa é uma forma relativamente nova para as marcas usarem podcasts e áudio para apoiar suas organizações. Mas as pessoas procuram conveniência, por isso, conteúdos de fácil consumo ajudarão a manter sua organização engajada e alinhada.
Mas, de qualquer forma, aqui estão alguns depoimentos de pessoas importantes que acreditam nessa revolução:
"Os podcasts transformarão o envolvimento da força de trabalho das empresas. As reuniões internas 'town hall' serão transmitidas ao vivo e estarão disponíveis posteriormente como podcasts de áudio e vídeo sob demanda. Podcasts originais serão criados para melhor alinhar os trabalhadores com os líderes, metas, valores e notícias da empresa. A adoção de podcasts corporativos, as preferências de comunicação corporativa e as análises de consumo solidificarão ainda mais os podcasts como um canal mais moderno e eficaz do que e-mails e intranets corporativas. Outra área de crescimento: equipes de treinamento e desenvolvimento corporativo começarão o processo de converter materiais de treinamento em séries de podcasts sob demanda, fornecendo acesso móvel mais conveniente e seguro a bibliotecas de conteúdo informativo para funcionários remotos e em trânsito."
Jen Grogono, CEO, uStudio
"Embora pareça extremamente sentimental, as empresas precisam envolver o coração de seus funcionários. Os podcasts podem ser uma maneira poderosa de fazer isso, nas situações certas, fornecendo acesso ampliado aos líderes de uma forma rápida e fácil de produzir."
Casey Combest, CEO da Blue Sky Studios
Não Descuide da Qualidade
Já mencionamos isso antes em artigos anteriores, mas é fato que você não pode ignorar a importância de um bom áudio de qualidade. Independentemente de você estar publicando sua série de podcasts para uso interno ou externo, os ouvintes hoje esperam alta qualidade de produção.
Por isso, você deve planejar e executar a produção do seu podcast de comunicação interna como se estivesse produzindo um podcast normal. Pense em quem são seus funcionários, no tipo de conteúdo que eles vão gostar. Certifique-se de que a qualidade do áudio seja boa.
Por que não criar algo que eles esperem ansiosamente ouvir?
Se você tem interesse em produzir sua própria série de comunicação interna para a sua organização, vamos conversar!
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