De acordo com Milja Milenkovic, gerente de comunidade da DesignAdvisor.Net, as cores que você escolhe para aplicar nas capas para podcast podem influenciar muito nas primeiras impressões dos ouvintes, afetando até mesmo o fato de alguém dar o passo importantíssimo de clicar no "play". Você pode estar pensando: "Os podcasts são de áudio, o aspecto visual não é o ponto principal, então por que devo me preocupar com isso?". A própria questão do elemento visual ser tão pequena significa que você precisa fazer valer a pena!
Os seres humanos são criaturas tão conectadas visualmente que até mesmo a pequena arte da capa do seu podcast pode definir o tom para a experiência de audição. As cores podem desencadear uma série de emoções diferentes e transmitir diferentes significados para o observador. O impacto na cor é mais significativo do que a maioria das pessoas imagina. Na verdade, o Design Advisor afirma que 62% a 90% da avaliação do produto é baseada apenas na cor.
Portanto, comece a observar como você pode aumentar o impacto do logo do seu podcast por meio das cores que usa para o ícone, capa, plano de fundo e até mesmo o seu site.
Dependendo de como o logotipo do seu podcast é projetado, a cor de fundo pode ser ainda mais impactante e influente na definição do tom geral da arte do que o próprio logo. Isso ocorre porque a cor de fundo do seu podcast ocupa mais espaço do que o próprio logo. Em termos gerais, seu logo em relação ao fundo se beneficiará de opções de cores contrastantes, que tornam o design destacado.
Portanto, é aconselhável ver o design final à distância e avaliar o impacto geral da combinação de cores.
Ao iniciar o processo de criação de uma logo ou contratar alguém para fazer isso, você deve entender quais cores funcionarão para a arte do seu podcast. É importante criar um design para atender às especificações do Apple Podcast, bem como quaisquer outras plataformas.
Um recurso útil é usar a ferramenta gratuita Adobe Kuler que permite navegar, visualizar e definir seus próprios esquemas de cores e combinações. Em seguida, você pode passá-los para o designer de logotipo do podcast.
Confira aqui ideias simples para criar um design de capa único
Quer você mesmo crie a capa do seu podcast ou contrate alguém, as especificações do Apple Podcast são uma consideração importante. A Apple recomenda uma resolução mínima de 1.400 x 1.400 pixels e máxima de 3.000 x 3.000 pixels a 72 dpi (pontos por polegada). Os arquivos devem estar nos formatos .jpg ou .png. O espaço de cores deve ser RGB e o perfil de cores deve ser incorporado ao arquivo .jpg.
Também é recomendado garantir que você seja o proprietário exclusivo e total da licença da arte da capa do podcast, portanto, não aceite que ícones e componentes que você possam ser de sua propriedade sejam usados na arte.
Você deve ter os direitos autorais exclusivos, incluindo todos os elementos usados para o seu design. Peça ao seu designer para incluir todas as licenças de ícones ou arte que ele usou na criação do logotipo do seu podcast.
Nesta seção, dividiremos as mensagens transmitidas por cada cor e, em seguida, faremos algumas perguntas que você deve se fazer ao decidir quais cores funcionarão melhor para o seu podcast. A psicologia das cores pode ser um aliado significativo no web design, não apenas em termos de estética e humor, mas também na escolha da cor dos botões CTA (call to action) e outros elementos.
Esta cor calma e pacífica dá uma sensação de saúde e harmonia, mas também simboliza a natureza e o crescimento. Dependendo do tópico do seu podcast ou negócio, o verde pode ser uma ótima cor de capa para atrair seus ouvintes. É uma escolha popular dentro dos setores de energia, bem como finanças, lar, tecnologia e algumas subseções da indústria de alimentos.
Há uma razão pela qual eles dizem 'azul verdadeiro' para algo que foi experimentado e testado. O azul é uma cor tranquila, favorita em todo o mundo. Se você deseja enviar uma mensagem de estabilidade e confiança, não há como errar com o azul. Lembre-se de que há uma infinidade de diferentes tons de azul disponíveis, então não se preocupe em não se destacar.
Não há como negar que o vermelho se destaca. Essa é a razão pela qual é usado para qualquer coisa, desde sinais de liquidação até sinais de parada. A visão do vermelho também aumentou os batimentos cardíacos das pessoas e é, sem dúvida, a cor da emoção e da paixão. Se o conteúdo do seu podcast for arrojado e intenso, talvez o vermelho seja a cor certa para o design da capa.
O laranja fica entre o vermelho e o amarelo na roda das cores e é uma cor quente e entusiasmante. O laranja dá uma sensação de confiança e estimula as áreas lógicas do cérebro e também estimula a criatividade. É o favorito de crianças e jovens.
Essa cor quente e alegre tem um efeito poderoso, especialmente quando definida contra um fundo escuro ou contrastante. Amarelo se destaca na multidão e funciona bem para os setores de indústria alimentícia, doméstico e de energia. É um símbolo de alegria, felicidade e otimismo.
Conhecido como a cor dos reis e rainhas, o roxo é de fato associado à realeza e riqueza. É o favorito na indústria da beleza e para produtos anti-envelhecimento. Roxo sugere juventude e sabedoria eternas, com um toque de misticismo. A mensagem do seu podcast combina com esta imagem? Então talvez roxo seja a cor da sua capa!
Por ser um tom mais claro de vermelho, o rosa também é uma cor apaixonada, mas com um toque bem mais suave. Existem muitos tipos diferentes de rosa, do salmão pastel ao fúcsia brilhante. Na psicologia das cores, o rosa denota compaixão, carinho e esperança. Os sentimentos que tendem a ser evocados pela cor rosa são geralmente positivos, calorosos, reconfortantes e calmantes.
Prata e seu primo próximo cinza são muito úteis como cores neutras que trazem equilíbrio e dão aquele toque elegante, muito parecido com o proverbial forro de prata. Prata e cinza podem ser perfeitamente combinados com qualquer outra cor.
O preto está em uma classe própria. Fala de luxo e elegância, bem como de poder, autoridade e força. Se você deseja uma aparência profissional e atemporal para a capa de seu podcast, pode escolher um design simples em preto e branco.
O branco é uma cor versátil e útil, quer você o use como plano de fundo para o ícone do seu podcast ou como parte do seu ícone. O branco dá uma sensação fresca de limpeza e perfeição e também pode estimular a criatividade.
Sobre o que são seus podcasts? Qual é a sua mensagem e com qual setor ou setor você se identifica em termos de seu produto ou serviço? Dadas as mensagens básicas acima associadas às diferentes cores, qual delas se adapta melhor a você?
Você antecipa que a maioria dos seus ouvintes serão homens ou mulheres, ricos ou preocupados com o orçamento, profissionais ou amadores, pessoas mais jovens ou mais velhas? Tenha em mente sua demografia ao fazer escolhas de cores, pois diferentes grupos de pessoas tendem a responder de maneira diferente às cores.
Se você já tem um logotipo ou uma cor de marca, já está mais da metade disso. Deixe que seus ouvintes identifiquem você imediatamente quando virem seu logotipo. Certifique-se de que o formato que você usa para o logotipo e ícone do seu podcast ficará bom em qualquer plataforma que você escolher usar.
Depois de identificar qual deve ser sua cor principal, você pode adicionar uma ou duas cores de destaque. Você pode escolher um tom da mesma cor, ou ir para uma cor complementar diferente. Tente se limitar a não mais do que três cores para evitar uma aparência exagerada.
Com o espaço limitado disponível para o ícone de seu podcast, você precisa se certificar de que sua aparência geral não está desordenada ou bagunçada. Mantenha-a limpo e simples, com fontes e imagens que se destacam, são fáceis de ler e reconhecíveis.
Agora que você tem algumas ideias e dicas sobre o poder das cores nos visuais, é hora de escolher a arte do ícone para o seu podcast! Deixe-a ser um complemento visual adequado para o seu incrível conteúdo de áudio!
Esse artigo foi traduzido e adaptado pelo Bicho de Goiaba - via<strong> <a rel="noreferrer noopener" href="https://polymash.com/" target="_blank">Polymash</a></strong>