Começando um podcast corporativo da maneira certa [parte 4]
20 membros <a href="http://councils.forbes.com/forbesbusinesscouncil">do Conselho Empresarial da Forbes</a> compartilharam dicas essenciais que garantirão que os empreendedores comecem com o pé direito no mundo dos podcasts.
Nos últimos anos foi possível notar o sucesso dos podcasts em diversas áreas, e nas empresas não foi diferente. Às marcas, o podcast corporativo oferece a oportunidade de comercializar os seus negócios, ao mesmo tempo que estabelece uma ligação direta com o seu público-alvo.
NÃO DEIXE DE CONFERIR A PARTE UM, DOIS E TRÊS DESTE ARTIGO
Qualquer empresa que pretenda iniciar um deve considerar cuidadosamente como pode se destacar no mercado lotado e que valor pode oferecer aos ouvintes. Confira algumas dicas:
1. Combine "educação" com entretenimento
"Torne-o educativo com um toque de entretenimento", explica Gaidar Magdanurov, da Acronis. Os podcasts de melhor desempenho educam, não vendem.
Por isso, se preocupe em criar conteúdo sobre sua expertise e resolva os problemas que os potenciais clientes têm ao invés de apenas vender seus produtos ou serviços.
2. Mantenha uma boa conversa
Certifique-se de que seu podcast seja coloquial. Uma maneira de fazer isso é considerar ter dois hosts em vez de apenas uma pessoa, pois isso tornará tudo mais dinâmico.
"Identifique outros líderes e personalidades em seu nicho específico e convide-os para o seu podcast", diz Chris Williams, da Interaction Associates.
Para ele, essa é uma ótima maneira de construir uma comunidade de pensadores com ideias semelhantes e fornecer ideias profundas.
3. Se permita ser encontrado
Promova seu conteúdo de forma inteligente e se certifique de que seu podcast seja fácil de encontrar. Use títulos e descrições compatíveis com SEO para melhorar a visibilidade em plataformas de podcast e mecanismos de pesquisa.
Além disso, compartilhe trechos e episódios nas redes sociais, aproveitando hashtags e comunidades relevantes ao tema do seu podcast.
Jo Stephens, da Law Firm Sites, Inc.: "Incentivar as avaliações também pode aumentar significativamente a descoberta do seu podcast, atraindo um público mais amplo".
4. Aposte em vídeo
"Ao transmitir ao vivo no YouTube, seu podcast agora é indexado no maior mecanismo de busca do mundo. Você não terá que gastar um centavo ou segundo na pós-produção e poderá responder perguntas do seu público regularmente", diz Shane Murphy, da UGC Pro.
Em seguida, ele ainda recomenda usar programas como o Opus Clip para dividir o podcast em c portes para TikTok, YouTube Shorts, Instagram Reels e outros.
5. Preze pela qualidade
"Não existem hacks, atalhos ou truques". Só há uma maneira de um podcast aumentar o público e ter sucesso: tem que ser bom.
"Vimos com nosso podcast que conteúdo de boa qualidade, que envolve um público muito específico e é entregue de forma consistente, sempre ganha o dia", analisa Mike Esterday, da Integrity Solutions.
"É preciso preparação, paciência e persistência, além do compromisso de agregar valor".
Essa foi a quarta e última parte deste post, com algumas das dicas trazidas pelo Conselho Empresarial da Forbes para marcas que buscam criar um podcast corporativo. Curtiu as dicas? Agora é só colocar em prática.
Se precisar de apoio nesse processo, conte com o Bicho de Goiaba.
Comments