Skip to content

5 erros comuns ao buscar anúncios para um podcast

Conseguir o patrocínio do seu podcast significa garantir um anunciante disposto a pagar para oferecer seu serviço ou produto em seu podcast. O patrocinador e o podcaster concordarão entre si sobre os termos dos anúncios em podcast – coisas como a duração do patrocínio, o que está incluído, legalidades, etc., culminando na assinatura de um contrato mutuamente acordado.

Formatos de anúncios em podcast

Os principais formatos são:

Leitura do apresentador: é aqui que você, o apresentador do podcast, lerá o anúncio como parte do episódio. Dessa forma, você aproveita a relação de confiança entre você e seu público e lhe dá espaço para falar sobre sua experiência pessoal com a marca e por que você a recomenda.

Pré-gravado: é aqui que o patrocinador simplesmente fornece o anúncio que gostaria que você reproduzisse e você o insere no episódio. Às vezes, os anunciantes desejam fazer isso para garantir que mantêm controle total sobre sua mensagem e imagem de marca.

Como conseguir patrocínios?

Você pode conseguir um patrocinador de várias maneiras, mas uma das principais é estabelecer-se como uma voz confiável dentro do seu nicho e, posteriormente, alcançar marcas nesse mesmo nicho.

Como regra geral, você terá muito mais sucesso se estiver buscando produtos e serviços com o mesmo público-alvo que o seu, pois será capaz de mostrar quem está alcançando e que eles estão engajados com seu conteúdo.

Muitos podcasters cometem os mesmos erros comuns ao entrar em contato com patrocinadores em potencial. Por isso, confira o que você não deve fazer…

5 erros nas busca por patrocínio

Negligenciar sua persona

A persona do seu podcast é o seu público-alvo personificado. É uma única pessoa que incorpora todas as características que você conhece sobre o seu público: idade, sexo, trabalho, renda, hobbies, estilo de vida e tudo mais.

Por isso, você deve tê-la em mente quando estiver considerando patrocinadores para trabalhar - em quais produtos ou serviços eles estariam realmente interessados ​​​​e em quais estariam dispostos a gastar dinheiro?

Por exemplo, se o seu podcast é sobre literatura modernista, faria sentido aceitar o patrocínio de alguém como Audible, mas talvez não da Gillette.

Da mesma forma, se o seu podcast é sobre design gráfico com orçamento limitado, embora você adore o Adobe Illustrator, ele não é uma boa opção para o seu público. O Canva, barato e super fácil de usar, é uma opção muito melhor.

Não acompanhar sua solicitação

Não é rude enviar um e-mail de acompanhamento se você não receber uma resposta dentro de alguns dias. Sua mensagem original pode ter se perdido ou o destinatário pode estar muito ocupado, então um caçador amigável pode fechar um negócio!

Mas, se você enviar dois ou três sem resposta, provavelmente não será respondido mesmo.

Nesse caso, não seja muito agressivo ou leve para o lado pessoal. Passe para o próximo patrocinador em potencial e ajuste um pouco o que você fez da última vez para ver se obtém melhores resultados.

Não ter um mídia kit para oferecer

Um mídia kit é um resumo do seu alcance e marca do público. O objetivo é vender seu programa para anunciantes em potencial – você deve incluir o assunto do podcast, o grupo demográfico que você está almejando e, em seguida, suas médias mensais e anuais, juntamente com os episódios de melhor desempenho.

Outras informações que você pode incluir são avaliações de ouvintes, menções na mídia e outras maneiras de demonstrar seu alcance, como seguidores nas redes sociais, inscrições em boletins informativos e outros indicadores de seu perfil.

Além disso, todos perguntarão sobre os custos, portanto, inclua um detalhamento dos diferentes pacotes que você oferece. 

Confira aqui como criar um mídia kit para seu podcast.

Achar que uma marca não está ao seu alcance

Nenhuma marca é grande demais para ser abordada. Mesmo as grandes marcas estarão interessadas em ter acesso a um público menor e engajado. Esse público representa pessoas que irão realmente conferir seus produtos e serviços depois de ouvir um episódio.

Especialmente se eles estiverem cientes do fato de que 48% dos ouvintes confiam mais nos hosts de podcast do que em outras mídias.

Outro fator a ter em conta é que as marcas maiores têm orçamento. Se não o gastam perdem-no, sendo muito mais fácil conseguir anunciantes desse porte.

Duvidar dos seus números e indicadores

Você não precisa de números malucos para impressionar os anunciantes – o que importa é o quão engajado seu público está. Se você conseguir demonstrar que seus ouvintes confiam em você e se envolvem com você, você irá longe com os patrocinadores.

Afinal, o podcasting é uma mídia de confiança, e mais vale um público "pequeno" que seja engajado com o seu conteúdo do que um público "grande", mas que não se conecta de fato com que você fala (ou anuncia).


Esteja ciente desses erros na hora de buscar patrocínio e garanta que vai conseguir muito mais anúncios em seu podcast. Portanto, confie no seu conteúdo e não desista de uma ou duas portas forem fechadas logo de cara.

Por isso, tenha em mente que, assim como você buscar empresas e marcas parceiras, essas mesmas marcas e empresas podem ver no seu conteúdo uma grande oportunidade para atingir um público muito mais engajado com o tema.

Comments