5 sinais que indicam que você precisa renovar seu podcast
O podcasting tem vários momentos, que variam de criador para criador. Entre esses diversos momentos, está o momento de mudar, de renovar seu podcast, que merece tanta atenção quanto os demais.
Isso porque a produção de um podcast, quando ultrapassa a barreira de alguns episódios, alguns meses ou anos, precisa ser repensada para que o conteúdo mantenha o seu nível de qualidade
Pode chegar um momento em algum lugar ao longo do caminho em que você perceberá isso. Talvez seu público esteja diminuindo, ou há uma desconexão entre o que você pretende compartilhar e o conteúdo que você está realmente criando. Resumindo, você precisa recalcular a rota.
5 sinais de que é hora de renovar seu podcast
1. O envolvimento do público já não é mais o mesmo
Isso geralmente é um indicador claro de que uma reformulação do podcast está chegando. A essência de um podcast de sucesso reside na construção de uma comunidade de ouvintes engajados. E um público cada vez menor sugere que sua abordagem atual pode não estar repercutindo como antes. Então algo precisa ser feito.
Talvez o seu público-alvo e nicho tenham se desviado ligeiramente do curso. Ou talvez um pequeno ajuste no formato do seu programa seja tudo o que existe entre o seu conteúdo e os ouvintes pretendidos. E então, onde quer que esteja o problema, reserve o tempo necessário para corrigir o curso, renovar seu podcast e colocá-lo de volta nos trilhos.
2. Poucos ou nenhum feedback ou interação
O envolvimento não envolve apenas o número de ouvintes; trata-se também da qualidade das interações. Se você está recebendo comentários, avaliações ou avaliações mínimas em seu podcast, isso sugere falta de envolvimento do seu público. E este é um sinal de que seu podcast precisa de algum tipo de ajuste!
Renovar seu podcast em resposta a esse sinal de alerta pode envolver a busca ativa de feedback, o incentivo à participação do público e a realização de mudanças com base em suas contribuições.
3. Conteúdo desatualizado
Se você achar que seus tópicos estão se tornando repetitivos ou se você está lutando para gerar novas ideias, é um forte sinal de que é necessária uma reformulação. Inclusive, se o seu conteúdo já não te entusiasma, é bastante seguro dizer que definitivamente também não será empolgante para o seu público.
Então, se você está entediado com seu programa, considere este o seu sinal para fazer algo a respeito. Talvez mudar o formato, talvez se aprofundar no seu tópico e aumentar e fortalecer o seu conhecimento de nicho.
4. Identidade visual que foge da essência do podcast
A marca do seu podcast serve como identidade visual e reflete a essência do seu programa. Se o seu logotipo e a arte da capa não ressoam mais com o seu público-alvo ou não se alinham com a estética do seu nicho ou com o assunto, é um sinal de alerta de que é hora de mudar.
Lembre-se de que a representação visual do seu podcast, como a arte do podcast, a arte do audiograma ou postagens nas redes sociais, por exemplo, deve refletir a qualidade e o estilo do conteúdo que seus episódios oferecem. Eles devem melhorar um ao outro, e não se contradizerem.
5. Você já não tem um cronograma consistente
Consistência é fundamental no podcasting. Se você está lutando para cumprir seu cronograma de lançamento atual, resultando em lançamentos irregulares de episódios, isso pode levar à frustração do ouvinte. E este é um importante sinal de alerta de que você precisa renovar seu podcast e, claro, seu cronograma.
Reserve algum tempo e reavalie honestamente seus compromissos, disponibilidade de tempo e recursos. Em seguida, crie um cronograma de publicação que você possa manter de forma realista para manter seu público envolvido e informado.
No mundo dinâmico do podcasting, esses sinais de alerta funcionam como barreiras de proteção, permitindo que você tome as medidas necessárias para renovar seu podcast e colocar seu conteúdo de volta nos trilhos.
Lembre-se de que um novo começo pode trazer certas inseguranças, porém, em contrapartida, vão levar um forte entusiamo para você, como anfitrião, para seu público, agora revigorado, e para um podcast que vai continuar a cativar e inspirar.
O texto acima extraiu informações do texto original de Jennay Horn, diretora de conteúdo da We Edit Podcasts.
Comments