Skip to content

5 erros que voce não deve cometer no seu podcast


Foto de  Magda Ehlers no  Pexels

Sempre que fazemos algo pela primeira vez, tentamos dar conta de tudo para que saia perfeito. Mas também é verdade que todos somos sujeitos a errar, ainda mais se for em algo que estamos tendo o primeiro contato.

Na produção de podcasts isso não é diferente, mas a boa notícia é que temos dicas importantíssimas para um projeto de sucesso que, além de te ajudar a evitar erros básicos, não vão te fazer ter retrabalho no futuro.

Veja quais são os erros mais comuns e como você pode evitá-los desde o início:

1- Tentar agradar todo mundo

A frase “pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminhos serve” escrita no livro Alice no país das maravilhas, faz total sentido para o que estamos falando aqui.

Minha dica para você é: saiba onde quer chegar. Com quem você está falando? Quem você busca alcançar? São perguntas que você precisa saber a resposta.

Generalizar não vai te fazer ampliar seu público, seus acessos e seus números. Ainda que isso aconteça, será muito vago e apenas por um instante. Um conteúdo que não sabe onde quer chegar, atrai ouvintes que também não sabem onde querem ir.

2- Deixar o marketing de lado

Não adianta ter um conteúdo incrível sendo que as pessoas não sabem nem que ele existe. Assim como todos os outros produtos da era digital, seu podcast precisa marcar presença e dizer “ei, estou aqui e tenho um conteúdo que foi feito pra você!”.

Pra isso, o foco em estratégias de marketing são fundamentais para que ele seja visto e, alinhado ao tópico anterior, é preciso conhecer seu público para alcançar resultados cada vez melhores.

Uma boa maneira de criar uma comunicação do seu podcast com seus ouvintes é pelo Instagram. Otimize sua bio, tenha um bom link, uma identidade visual bem definida, acompanhe seus resultados e faça os ajustes necessários.

3- Priorizar a qualidade do som

Antes de mais nada, não pense que estou dizendo que não é importante você se preocupar com isso. Pelo contrário! Mas, o ponto que venho trazer é sobre se preocupar mais com a qualidade do que com o contéudo.

No começo, tudo leva um tempo de adaptação e evolução. Seus primeiros episódios não vão ter tanta qualidade quanto os que virão na sequência, mesmo porque o investimento vai aumentando com o tempo.

Mas tem uma coisa que precisa estar muito bem definida desde o início: o seu conteúdo. Foque nele! Não há qualidade que segure uma audiência se não oferecer nada de relevante, mas um bom material pode, sim, superar uma qualidade um pouco inferior.

4- Não se preocupar com direitos autorais

Você não vai querer seu podcast passando por software de detecção e entregando que você usou músicas de outras pessoas sem dar devidos direitos. Ainda que seja por apenas dois segundos. Lembrando que o pior dos cenários é o seu material sair do ar. Isso pode acarretar problemas jurídicos bem sérios e o barato, no final, vai acabar saindo caro.

Uma opção é pedir para algum produtos musical desenvolver algo que seja a sua cara. Mas, se não for um bom momento para investir nisso, existem plataformas que oferecem trilhas gratuitas. Selecionamos 14 site com trilhas gratuitas aqui!

5- Não usar uma boa plataforma de hospedagem

A plataforma de hospedagem do seu material precisa sem bem pensada de acordo com os objetivos que você tem. Existem várias opções que vão te oferecer muitas soluções.

Entenda bem o seu projeto e escolha a melhor pra você. Pra te ajudar, conheça um pouco mais sobre cada uma ou faça o teste para descobrir a que melhor te atende.

Agora é só ficar atento e temos certeza que seu podcast terá tudo para ser um sucesso! :)

Comments