Bicho de Goiaba

10 Maneiras de segurar a atenção dos seus ouvintes: estratégias de podcasting

Written by Nicoly Moreira | 05/01/22 16:59


Reprodução: Freepik

Manter a atenção durante horas pode ser uma tarefa difícil, ainda mais ao realizar duas ou mais atividades ao mesmo tempo. Fator esse que precisa ser levado em consideração ao produzir um podcast, afinal, segundo pesquisa realizada pelo IAB Brasil e Offerwise, cerca de 85% dos brasileiros consumidores de podcast realizam outras atividades enquanto escutam os episódios. 

É preciso, então, habilidade, prática e algumas técnicas para facilitar esse processo para os ouvintes. Como aliar tudo isso? 

  1. Chamar a atenção 

É fundamental que durante os primeiros minutos de um episódio o ouvinte se identifique, afinal, é a partir deles que ocorre a decisão de permanecer consumindo o conteúdo ou não. Mais do que uma música cativante, é necessário entusiasmo, conteúdo de qualidade e receptividade para que o consumidor se sinta bem vindo. 

  1. Compartilhe seu roteiro 

Uma boa estratégia é compartilhar o roteiro, oferecer uma prévia do que virá ajuda a aguçar a curiosidade do ouvinte. Através da apresentação é possível, assim, apresentar uma visão geral de tudo, um teaser ou compartilhar pequenos trechos fora de contexto do episódio, ainda mais se você tiver um entrevistado especial. 

  1. Atenção ao tamanho do seu episódio

É comum acreditar que quanto maior, melhor. Entretanto, encontrar a duração exata é tão importante quanto selecionar conteúdos relevantes aos seus ouvintes, visto que, segundo pesquisa realizada pelo IBOPE em parceria com a Globo, 81% dos ouvintes escutam uma vez na semana seus podcasts favoritos. A tendência dos consumidores é acompanhar os episódios adequando-os à sua rotina. 

  1. Reafirme os assuntos 

Uma ótima maneira de atualizar a atenção dos ouvintes é segmentar o episódio. Dividi-lo em seções com efeitos sonoros ou propagandas pode chamar atenção do consumidor, oferecer uma recapitulação rápida após esses efeitos também pode facilitar o processo. 

  1. Escolha seus anúncios de forma estratégica 

Uma das maiores tendências para 2022 é a publicidade em podcasts, alinhar anúncios aos interesses do público em um espaço que eles já possuem confiança demonstra grandes resultados. Afinal, cerca de 59% dos ouvintes ainda da pesquisa realizada pela IAB Brasil e Offerwise, afirmaram lembrar dos anúncios escutados durante os episódios. 

  1. Foco em conteúdo valioso 

Não há melhor maneira de cativar a audiência do que oferecer conteúdo de qualidade, ainda que as outras estratégias auxiliem esse processo, é necessário produzir com fundamentos o que o público deseja ouvir. 

  1. Foco em som de alta qualidade 

Outro aspecto imprescindível é produzir com som de alta qualidade. Certificar-se de que o equipamento entrega um áudio nítido, claro e completo é de extrema importância para que seu consumidor não desista por conta de ruídos e falhas. 

  1. Inclua conteúdos gerados pelos ouvintes 

Parte do processo de consumo é identificação, desta forma, incluir sugestões,, mensagens e dúvidas do público atrai ainda mais a atenção. Você pode solicitar essa participação através das reviews, e-mails ou mensagens por outras plataformas, mas é primordial que não esqueça de selecionar antes ainda na produção do roteiro quais mensagens irão para o episódio em questão. 

  1. Compartilhe as novidades 

Anunciar pequenas mudanças, quadros novos e convidados ajuda a gerar expectativa sobre o que virá e mantém a audiência atenta ao que está acontecendo no momento. 

Você também pode esconder pequenas dicas ao longo do episódio e ao final revelar o próximo convidado, usar a estratégia dessa forma oferece surpresas divertidas e incentiva para que os ouvintes permaneçam ouvindo até o fim. 

  1.  Invista em entrevistas 

As entrevistas são um campo de espaço no podcasting cada vez mais crescente. Visto que pesquisas afirmam que 55% do público afirma gostar mais de formatos com entrevistas, é no espaço entre a vulnerabilidade do entrevistado e a sutileza do entrevistador que o público tira suas dúvidas e se entretém. Adicionar então entrevistas ao cronograma de conteúdos é mais uma chance de chamar a atenção dos ouvintes mantendo-os atentos ao que acontece nos episódios.

Produzir com qualidade e conhecendo bem a necessidade do seu público é fundamental, não é preciso seguir todas as dicas sempre, mas sim ajustar seu podcast de acordo com seu ouvinte. Ainda ficou com dúvidas?  Entre em contato conosco que te ajudamos a produzir o melhor podcast de acordo com suas necessidades.